Acesse o hotsite 10 ANOS DE RSE Acesse o hotsite MOSTRA DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS Retorna a Home Clique aqui para acessar o site Ethos
O EVENTO
// Versão para impressão (PDF/2.3MB)
A Conferência Internacional Ethos 2008, que ocorrerá de 27 a 30 de maio de 2008, em São Paulo, é um evento promovido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e realizado pelo UniEthos – Educação para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, do Banco de Eventos, do Movimento Nossa São Paulo, da Rede Brasileira do Pacto Global e da São Paulo Turismo.

A edição de 2008 tem um caráter especial, pois marca a celebração dos dez anos da fundação do Instituto Ethos e do início do movimento de responsabilidade social empresarial (RSE) no Brasil.
Assim, simultaneamente à Conferência Internacional, serão realizados outros eventos: uma exposição sobre os dez anos do movimento de RSE no país, a primeira “Mostra de Tecnologias Sustentáveis” e a celebração do décimo aniversário do instituto.

O programa e a dinâmica das atividades propostas para esses eventos buscam valorizar a criatividade e a interatividade.


O TEMA
“Mercado Socialmente Responsável: uma Nova Ética para o Desenvolvimento”


O desenvolvimento sustentável requer mudanças no comportamento dos indivíduos e das organizações e na sua relação com o meio ambiente. A humanidade está diante do desafio de construir um novo padrão civilizatório. As forças que contribuem para esse processo têm raízes nos saberes e valores dos indivíduos, das organizações e da sociedade, bem como na ética e na cultura que orientam seu comportamento. A construção de uma ética de responsabilidade para com a sociedade e de uma cultura de sustentabilidade demandam o compromisso de respeito pela vida, pela natureza, pelos direitos humanos universais, pela justiça social (que inclui a justiça econômica) e pela cultura da paz.

Considerando-se a importância dos impactos de suas atividades na sociedade e na natureza, as organizações empresariais têm a responsabilidade de contribuir ativamente para esse processo. Além de gerir seus negócios de forma sustentável, as empresas devem avançar para a criação de mecanismos de mercado que estabeleçam novas bases nas transações comerciais e contribuam para as mudanças necessárias nas demais relações com a sociedade.

> Clique aqui para ver a grade da Programação completa.

A Conferência Internacional 2008 se propõe a contribuir decisivamente para o avanço na construção de um mercado socialmente responsável.


ESTRUTURA

Com o objetivo de proporcionar diferentes formas de aprendizado, intercâmbio e troca de experiências, realizaremos uma plenária, três mesas-redondas, oito painéis temáticos, seis oficinas de gestão, além de duas cerimônias inéditas: uma de abertura e uma do Prêmio Inovação de Sustentabilidade; uma visita guiada à Mostra de Tecnologias Sustentáveis, uma celebração dos 10 anos do Instituto Ethos; e um debate da Rede Ethos de Jornalistas. Estão igualmente previstas duas atividades culturais, com o objetivo de valorizar e mostrar a riqueza e a nossa diversidade artística. Plenárias: objetivam a reflexão sobre visões e análises dos principais desafios e tendências do movimento de responsabilidade social empresarial e do desenvolvimento sustentável.

Mesas-redondas: objetivam promover o debate entre visões distintas, levantar dilemas, buscar caminhos convergentes e construir compromissos que contribuam para a superação das dificuldades e o enfrentamento dos desafios.

Painéis temáticos: por meio de apresentação de experiências de implementação, serão analisadas as dificuldades, as soluções e as escolhas que suportam as decisões de gerir negócios comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Oficinas de gestão: com dinâmicas diferenciadas, os participantes aprenderão como executar práticas e processos de gestão socialmente responsável da sua empresa.

Confira abaixo as atividades dos quatro dias do evento com seus respectivos temas.

27/05/2008 - Terça-feira
A partir das 14:00 Credenciamento e retirada de material do evento.
15:00 - 18:00 Grande Auditório
Debate RSE na mídia - A RSE da mídia para o desenvolvimento sustentável da soceidade
O debate “RSE na Mídia” tem como objetivo aprofundar a reflexão sobre os dilemas e avanços do tratamento da cultura da sustentabilidade e do comportamento socialmente responsável na pauta jornalística e na gestão das empresas de comunicação. O sucesso de público deste evento nas edições da Conferência Internacional de 2006 e 2007, dada a originalidade desse tipo de debate, indica que a discussão deve não apenas ser mantida como também aprofundada.
Moderador
Paulo Nassar: Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial
Debatedores
Ignacio Ramonet: Diretor-presidente do Le Monde Diplomatique
Ingrid Bejerman: Professora de jornalismo internacional na Universidade de Concordia
Julio Moreno: Coordenador do Núcleo de Jornalismo da TV Cultura
Paulo Itacarambi: Vice-presidente executivo do Ethos
Pollyana Ferrari: Professora de Jornalismo Digital da PUC/SP
Ricardo Young: Presidente do Instituto Ethos
Atividade aberta ao público
18:00 - 18:30 Lounges
Café e relacionamento
18:30 - 19:30 Grande Auditório
Cerimônia de abertura
Palestrantes
Oded Grajew: Fundador do Movimento Nossa São Paulo
Paulo Itacarambi: Vice-presidente executivo do Ethos
Ricardo Young: Presidente do Instituto Ethos
Percival Caropreso: Publicitário, fundador da Setor 2 1/2
Paulo Goulart: Ator Brasileiro
19:30 - 22:30 Hall Nobre
Coquetel de boas-vindas
Abertura da Mostra de Tecnologias Sustentáveis e da Exposição 10 anos do Instituto Ethos


28/05/2008 - Quarta-feira
08:00 - 09:00 Credenciamento e retirada de material do evento.
09:00 - 11:00 Grande Auditório
Mesa-Redonda: Ética da sustentabilidade: compromisso com a sociedade
Nesta mesa-redonda, buscaremos aprofundar a reflexão sobre os valores presentes em nossas relações com os outros indivíduos e com o meio ambiente e se tais valores são suficientes para a promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade. Aqui, partiremos da premissa de que a percepção da interdependência entre as várias formas de existência e a prática de virtudes essenciais, como a compaixão, a cooperação, o amor e o respeito aos outros e a si mesmo, cria condições para a preservação da vida como valor supremo.
Moderador
Simon Zadek: Presidente da AccountAbility
Debatedores
Georg Kell: Chefe executivo do Pacto Global das Nações Unidas
Mario Sergio Cortella: Filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUS-SP
11:00 - 11:30 Lounges
Café e relacionamento
11:30 - 13:30 Auditório 9
Painel 1: Desenvolvimento sustentável da Amazônia
A partir dos princípios que embasam o Fórum Amazônia Sustentável, representantes de empresas e organizações socioambientais que atuam na Amazônia e lideranças de comunidades locais debaterão o impacto das atividades econômicas nas condições ambientais e sociais da região, bem como os principais desafios que orientam o trabalho do fórum.
Moderador
Adriana Ramos: Coordenadora para Amazônia do Instituto socioambiental (ISA)
Palestrantes
Adalberto Veríssimo: pesquisador sênior do Imazon
Julio Barbosa de Aquino: vice-presidente do Conselho Internacional dos Seringueiros
Nelson Cabral de Carvalho: coordenador do Centro de Excelência Ambiental da Petrobrás na Amazônia
Orlando Lima: diretor do departamento de desenvolimento sustentável da Vale
Roberto Waack: presidente da Amata
11:30 - 13:30 Grande Auditório
Painel 2: Mercado de produtos sustentáveis
Com o objetivo de discutir o que é necessário para o crescimento da demanda e oferta de produtos sustentáveis, este painel refletirá sobre os desafios, ações e atores estratégicos para o desenvolvimento de um mercado de produtos sustentáveis.
Moderador
Helio Mattar: Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consiente
Palestrantes
Edson Marinho: Gerente de negócios do Ética - Comércio Solidário
Laura Valente Macedo: Diretora regional do ICLEI e coordenadora da Campanha Cidades pela Proteção do Clima
Ming Chao Liu: Gerente do Projeto Organic Brasil
11:30 - 13:30 Sala São Paulo 1
Oficina 1: Contribuição das empresas para o desenvolvimento de cidades sustentáveis (parte 1)
Tomando como base as lições aprendidas pelas empresas que participam do Movimento Nossa São Paulo e as experiências bem-sucedidas a exemplo de Bogotá (Colômbia), esta oficina pretende promover a troca e a elaboração de conhecimentos sobre como as empresas podem contribuir para a sustentabilidade das localidades em que estão inseridas, visando ampliar sua participação nesse movimento e aprofundar o relacionamento entre a gestão dos negócios e o desenvolvimento de cidades sustentáveis. Objetiva também fazer um levantamento das políticas públicas e os mecanismos de mercado necessários para que isso ocorra.
Coordenador
Tereza Cristina Rosa: Relacionamento com Empresas - Instituto Ethos
11:30 - 13:30 Sala São Paulo 2
Oficina 2: Práticas de integridade e combate à corrupção para um mercado socialmente responsável (parte 1)
As empresas interessadas em implementar políticas de integridade e práticas de combate à corrupção terão a oportunidade de conhecer, nesta oficina, as experiências empresariais na aplicação do décimo princípio do Pacto Global das Nações Unidas e as medidas propostas pelo Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção. Refletirão também sobre propostas de políticas públicas e de mecanismos de mercado necessários para esse enfrentamento e superação.
Coordenadores
Caio Magri: Assessor de Políticas Públicas - Instituto Ethos
Daiani Mistieri: Assistente de Políticas Públicas - Instituto Ethos
Sylvya D'Oliveira: Assistente de Relações Internacionais - Instituto Ethos
Tabata Villares: Assessora de Relações Internacionais - Instituto Ethos
13:30 - 14:00 Auditório 9
The Readers’ Choice Awards: Principais tendências para relatórios de sustentabilidade
13:30 - 15:00 Almoço e relacionamento
15:00 - 17:00 Sala São Paulo 1
Oficina 1: Contribuição das empresas para o desenvolvimento de cidades sustentáveis (parte 2)
15:00 - 17:00 Sala São Paulo 2
Oficina 2: Práticas de integridade e combate à corrupção para um mercado socialmente responsável (continuação)
15:00 - 17:00 Grande Auditório
Painel 3: Gestão das finanças para o desenvolvimento sustentável
Dada a importância do sistema financeiro no desenvolvimento e comportamento dos mercados, este painel debaterá quais são as iniciativas do sistema financeiro que podem influenciar o desenvolvimento de um mercado socialmente responsável.
Moderador
John Elkington: Co-fundador da Sustainability
Palestrantes
Antonio Jacinto Matias: Vice-presidente do Banco Itaú
Eric Leenson: Diretor executivo do Progressive Asset Management Inc.
Ricardo Henriques: Assessor da presidência do BNDES
15:00 - 17:00 Auditório 9
Painel 4: Gestão sustentável da construção civil
Neste painel será debatido como induzir a sustentabilidade da construção civil no dia-a-dia e nos grandes investimentos no setor. Também trará informações sobre quais as tendências internacionais, qual a experiência acumulada pelos investidores e como grandes empresas e a sociedade estão influenciando a construção civil.
Moderador
Marcelo Takaoka: Presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e da Construtora Y. Takaoka
Palestrantes
Kaarin Taipe: Coordenadora em construção sustentável do Marrakasch Task Force da ONU
Luiz Henrique Ceotto: Diretor de projetos e construção da Tishman Speyer
Vanderley John: Membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável
17:00 - 17:30 Lounges
Café e relacionamento
17:30 - 19:30 Grande Auditório
Mesa-redonda: Coesão social e sustentabilidade
Neste painel discutiremos como a coesão social, composta por valores como confiança, integridade, solidariedade e amor à vida, tem sofrido desgastes causados, principalmente, pela forma como realizamos nossas atividades econômicas e políticas. Serão apontados os desafios e ações necessárias para que um agir pautado pela ética da sustentabilidade crie ambiente para o fortalecimento da coesão social.
Moderador
Paulo Itacarambi: Vice-presidente executivo do Ethos
Debatedores
Allen L. White: Co-Fundador do Global Reporting Initiative
Amit Goswami: Físico quântico da Universidade de Oregon, EUA
Carlos Lopes: Diretor executivo do Programa das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR)
19:30 - 20:00 Lounges
Café e relacionamento
20:00 - 20:30 Grande Auditório
Cerimônia de entrega do Prêmio de Inovação em Sustentabilidade
Em sua primeira edição, o Prêmio visa apoiar parcerias público-privadas para o desenvolvimento sustentável do Brasil nos temas: Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de cadeia de fornecimento, Educação e Saúde.
Palestrantes
Jennifer Adams: Diretora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no Brasil
Ricardo Young: Presidente do Instituto Ethos
20:30 - 22:30 Grande Auditório
Atividade cultural
VIDA DE ARTISTA - A Arte de Construir um Espetáculo

29/05/2008 - Quinta-feira
09:00 - 11:00 Grande Auditório
Mesa-Redonda 3: Liderança global para a sustentabilidade
De acordo com o Pacto Global das Nações Unidas, os líderes internacionais responsáveis em todos os níveis organizacionais enfrentam quatro desafios chave: devem pensar e agir em um contexto global, ampliar seu propósito corporativo para que reflita sua prestação de contas para a sociedade, colocar a ética no centro de seus pensamentos, palavras e ações e influenciar ativamente na educação de executivos para dar à responsabilidade corporativa a centralidade que ela merece. Esta mesa-redonda discutirá a importância do exercício global de uma liderança ética, baseada em valores, na busca do progresso econômico e social e do desenvolvimento sustentável.
Moderador
Helio Mattar: Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
Entrevistado
Ray Anderson: Presidente da interface Inc.
Palestrantes
Ernst Ligteringen: Presidente do Global Reporting Initiative (GRI)
John Elkington: Presidente da Sustainability
Simon Zadek: Presidente da AccountAbility
11:00 - 11:30 Lounges
Café e relacionamento
11:30 - 13:30 Grande Auditório
Painel 5 - Relações de trabalho para a sustentabilidade
Neste painel será debatida a agenda do trabalho decente como mecanismo para a construção de um mercado socialmente responsável e como plataforma para a sustentabilidade da sociedade nas diferentes formas de relações trabalhistas.
Moderador
Anna Pelliano: Coordenadora de pesquisas em responsabilidade social do IPEA
Palestrantes
Adeilson Telles: Dirigente da Executiva Nacional da CUT
Maria Cristina Nascimento: Diretora do Espaço Empresarial Gestão de Serviços
11:30 - 13:30 Auditório 9
Painel 6: Gestão sustentável da produção e do consumo de energia
Este painel trará não só informações sobre fontes de energia disponíveis ao homem como também quais mudanças são necessárias para que as empresas, governos e indivíduos tomem real consciência da urgência de uma administração sustentável da produção e do uso de energia, assim como de seus impactos.
Moderador
Jorge Abrahão: Diretor da Uni Engenharia e Comércio Ltda
Palestrantes
David Zylbersztaj: Diretor presidente da DZ Negócios de Energia
Fred Gardner: Diretor da Teamworks - Holanda
Marco Antonio Saidel: Professor doutor do departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica da Escola Politécnica da USP
Titus Brenninkmeijer: Fundador da Solgenix - Solar Power to the People
11:30 - 13:30 Sala 4
Oficina 3: Contribuição das empresas no combate à pobreza (parte 1)
Nesta oficina os participantes receberão orientação de como as organizações podem colocar, no coração dos seus negócios, o combate à miséria. Esta iniciativa, que parte do projeto RSE e o Combate à Pobreza, visa estimular cada empresa, em cada país, a agir de maneira integrada com planos de desenvolvimento regionais e com outros atores – como o poder público e organizações não-governamentais – para que as ações de combate à pobreza assegurem amplo acesso à comunidade. A oficina também propõe que os participantes, em trabalho conjunto, identifiquem quais políticas públicas e mecanismos de mercado são necessários para que o combate à pobreza seja mais efetivo.
Coordenadores
Grupo de Trabalho: AVINA, Banco do Brasil; ICCO; Instituto Ethos; Unisol; Unitrabalho
11:30 - 13:30 Sala São Paulo 1
Oficina 4: Contribuição das empresas para a sustentabiliade de Amazônia (parte 1)
A oficina orientará seus participantes sobre como as empresas podem trabalhar em conjunto para a implementação da missão do Fórum Amazônia Sustentável, promovendo as mudanças necessárias em seu modo de se relacionar com a Amazônia e o monitoramento das suas atividades com base em indicadores de sustentabilidade construídos coletivamente e compatíveis com as especificidades da região.
Coordenadores
Caio Magri: Assessoria para Políticas Públicas - Instituto Ethos
Daiani Mistieri: Assessoria para Políticas Públicas - Instituto Ethos
11:30 - 13:30 Sala São Paulo 2
Oficina 5: Envolvendo o consumidor na construção de um mercado socialmente responsável (parte 1)
Para alcançar um mercado socialmente responsável, é necessária a criação de uma cultura de negócios sustentáveis, que só será possível com o envolvimento de diversos atores, principalmente empresas e consumidores. Dessa maneira, a adesão do consumidor é fundamental. Do ponto de vista do movimento dos consumidores, ainda há um bom caminho a ser trilhado nesta direção, e as empresas têm muito a colaborar, assumindo um papel protagonista. Um desafio adicional para as empresas é tornar sua comunicação de RSE mais discriminante e crível para o consumidor, permitindo que ele possa distinguir aquelas que estão de fato engajadas no movimento de responsabilidade social a partir de princípios e valores éticos daquelas que estão apenas buscando uma diferenciação a partir de ações sociais e ambientais pontuais. Sob a coordenação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, esta oficina buscará estimular as empresas a pensarem em ações que possam levar o consumidor a se envolver mais profundamente com a RSE e contribuir para a evolução do movimento, bem como em ações rumo à comunicação sobre RSE mais adequada aos atuais desafios. Estas ações serão pensadas considerando iniciativas das próprias empresas, das organizações setoriais e dos governos, de forma a desenhar um conjunto de esforços que contribua para a adequada educação e informação do consumidor sobre a RSE.
Coordenadores
Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
13:30 - 14:00 GESTÃO DA COLABORAÇÃO: Tornando as Parcerias Responsáveis pelo Desenvolvimento Sustentavel
13:30 - 15:00 Almoço e relacionamento
15:00 - 17:00 Sala 4
Oficina 3: Contribuição das empresas no combate à pobreza (continuação)
15:00 - 17:00 Sala São Paulo 1
Oficina 4: Contribuições das empresas para a sustentabilidade da Amazônia (continuação)
15:00 - 17:00 Sala São Paulo 2
Oficina 5: Envolvendo o consumidor na construção de um mercado socialmente responsável (continuação)
15:00 - 17:00 Auditório 9
Painel 7: Gestão sustentável dos agronegócios
Considerando a forma como os agronegócios têm gerado grande pressão sobre as nossas riquezas naturais e sobre a sociedade, este painel pretende aprofundar a reflexão sobre os principais dilemas para a construção de uma cultura de sustentabilidade no setor.
Moderador
Reginaldo Sales Magalhães: Especialista em sociedade civil e representante do IFC
Palestrantes
Elio Neves: Presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP)
Ocimar Villela: Gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Grupo Amaggi
Eduardo Leão de Sousa: Diretor Executivo da UNICA - União da Agroindústria Canavieira de São Paulo
Roberto Smeraldi: Diretor de Amigos da Terra - Amazônia Brasileira
15:00 - 17:00 Grande Auditório
Painel 8: Educação para a sustentabilidade
Este painel colocará em discussão o papel da educação como ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável. Discutiremos a urgência da educação, com foco no ambiente corporativo, ser não só o caminho para a informação, mas também para o entendimento, compreensão e percepção da vida humana em suas relações pessoais e com o meio ambiente.
Moderador
Ricardo Young: Presidente do Instituto Ethos
Palestrantes
Jane Nelson: Diretora do Centro de Iniciativa para Responsabilidade Social Empresarial da Universidade de Harvard
Mario Monzoni: Coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas
Oscar Motomura: Presidente da Amana Key
15:00 - 17:00 Lounges
Café e relacionamento
17:30 - 19:00 Grande Auditório
Mesa Redonda 4: Desafio intersetorial para a gestão sustentável das emissões
Ciente da necessidade urgente de redução da poluição atmosférica pela por parte dos veículos automotores e da mobilização da sociedade pelo cumprimento da legislação que prevê a diminuição das partículas de enxofre no diesel, o Instituto Ethos reestruturou a agenda da CI 2008, cedendo tempo para que este debate ocorra e propostas concretas sejam feitas, por meio da articulação cooperativa entre os setores envolvidos. A sugestão nesta plenária é que empresas produtoras e distribuidoras de combustível e de veículos automotores, e representantes do governo e agências fiscalizadoras e reguladoras, sejam pró-ativos com relação à aplicação da Resolução do Conama 315/2000, que lida em conjunto com a Lei Federal 8.327/1993, refere-se não só aos padrões de emissão veicular, mas à imprescindível qualidade dos combustíveis. A previsão é que o diesel com 50 ppm esteja disponível no mercado para a tecnologia P-6 (novos motores) em 1º de janeiro de 2009.
Moderador
Milton Jung: Jornalista âncora do programa CBN Brasil
Palestrantes
Eduardo Jorge: Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo.
Frederico Kremer: Gerente de soluções comerciais da área de abastecimento da Petrobrás
Paulo Hilário Nascimento Saldiva: Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP
Henry Joseph Junior: Presidente da Comissão de Energia e Meio Ambiente da Anfavea
Carlos Eduardo Prado: Rede de Postos Campeão
19:00 - 20:30 Lounges
Café e relacionamento
20:00 - 20:30 Grande Auditório
Plenária Instituto Ethos: Propostas para um mercado socialmente responsável
Além de aprofundar uma reflexão sobre a evolução do movimento de responsabilidade social empresarial e os desafios e oportunidades para a implementação do desenvolvimento sustentável no Brasil, nesta plenária apresentaremos um documento com propostas de mecanismos de mercado e políticas públicas levantadas pelos grupos de trabalho de preparação das oficinas de gestão. Este conjunto de propostas consolidadas deverá refletir as necessidades para a construção de um mercado socialmente responsável.
Palestrantes
Hélio Mattar: Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consiente
Oded Grajew: Fundador do Movimento Nossa São Paulo
Paulo Itacarambi: Vice-presidente executivo do Instituto Ethos
Ricardo Young: Presidente do Instituto Ethos
20:30 - 22:30 Hall Viveiro
Celebração 10 anos do Instituto Ethos


30/05/2008 - Sexta-feira
11:00 - 13:30 Visita guiada à Mostra
Atividade restrita às pessoas inscritas na Conferência.
PARTE 1
11:30 às 13:30
PARTE 2
15:00 às 17:00
-
Oficina 6: Programa Tear
Esta oficina irá explorar os mecanismos existentes para implantar a responsabilidade social empresarial (RSE) na cadeia de valor que foram praticados e desenvolvidos no Programa Tear - Tecendo Redes Sustentáveis. O Programa Tear, fruto de um convênio entre o Instituto Ethos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como principal objetivo implementar medidas de RSE na cadeia de valor de empresas estratégicas em sete setores da economia: açúcar e álcool, construção civil, energia elétrica, mineração, petróleo e gás, siderurgia, e varejo.
Coordenadores
Carla Stoicov: Programa Tear - Instituto Ethos
13:30 - 15:00 Almoço e relacionamento


Parceiros Realizadores
Patrocinadores / Diamante
Patrocinadores / Ouro
Patrocinadores / Prata
 
 
 
Promoção
Realização
Resolução mínima 1024x768   |   © Copyright 2008, Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Todos os direitos reservados.
Criação de desenvolvimento:  BABENKO   |   PIXMOTION