Acesse o hotsite 10 ANOS DE RSE Acesse o hotsite MOSTRA DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS Retorna a Home Clique aqui para acessar o site Ethos
Notícias


01/08/2008

Newsletter com cobertura de textos da Conferencia Internacional 2008
Durante os quatro dias, de 27 a 30 de maio, o evento contabilizou 55 palestrantes, 1.606 inscritos, 247 jornalistas e mais de 4.800 visitantes à Mostra de Tecnologias Sustentáveis e à exposição Ethos 10 Anos no Parque Anhembi (SP). > Clique aqui e veja o PDF

03/06/2008

Agronegócio assume compromisso público pelo desenvolvimento sustentável
O Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares) lançou, durante a Conferência Internacional Ethos 2008, o Manifesto em prol do Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de tornar público seu compromisso com as causas socioambientais e, assim, dar elementos para a sociedade cobrar das empresas o cumprimento do que está no papel.
Mercado socialmente responsável: do desafio à realidade
Em quatro dias, a Conferência Internacional Ethos 2008 reuniu cerca de 2.500 pessoas no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, entre participantes e palestrantes, jornalistas, convidados e visitantes da Mostra de Tecnologias Sustentáveis e da exposição Ethos 10 Anos. > Acesse aqui a página para inclusão de novas propostas.

Do diagnóstico à ação, do negócio aos mercados
A Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social 2008, que marca o décimo aniversário do Instituto Ethos, registra também uma mudança na estratégia do movimento pela responsabilidade social corporativa: passar do diagnóstico à ação, das avaliações à parceria, dos movimentos localizados para os cenários maiores.
Troca de acusações esquenta debate sobre emissões de poluentes
De quem é a responsabilidade pelo não-cumprimento da Resolução 315 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), publicada em 2002, que promete tornar mais limpo o ar das grandes cidades brasileiras?


01/06/2008

Reforçando os elos da cadeia de valor
A mais concorrida das oficinas da Conferência Internacional Ethos 2008 – “Mecanismos para Implantar a Responsabilidade Social Empresarial na Cadeia de Valor” – demonstrou o empenho dos participantes em encontrar soluções para implementar práticas que incluam todos os atores envolvidos em seus negócios.
O bom negócio de investir em programas sociais que reduzem a criminalidade
“Os recursos necessários para evitar um crime por meio do sistema prisional são 30 vezes maiores do que tentar evitá-lo por meio de um programa preventivo”. A afirmação é do pesquisador Cláudio Beato, coordenador geral do Centro de Estudos da Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), feita em palestra apresentada na Conferência Internacional Ethos 2008.
Sustentabilidade na floresta passa pela atuação das empresas
Preocupações com o avanço da fronteira da Amazônia, marcado pela degradação dos recursos naturais, a violência e o crescimento econômico rápido, porém não sustentável, envolveram as conversas da oficina “Contribuição das Empresas para a Sustentabilidade da Amazônia”, realizada na Conferência Internacional Ethos 2008.
O papel das empresas na construção de cidades sustentáveis
A oficina “Contribuição das Empresas para o Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis”, na Conferência Internacional Ethos 2008, foi inspirada pelo trabalho do Movimento Nossa São Paulo, uma ONG que reúne mais de 400 organizações da sociedade civil e pretende contribuir para transformar São Paulo em uma cidade mais segura, saudável, bonita, solidária e democrática.


Comunicação é fundamental para conscientizar o consumidor
Conscientizar os funcionários da empresa sobre a importância de se tornarem agentes multiplicadores de transformação da sociedade pelos seus atos de consumo. Esse foi o conceito no qual se baseou o trabalho na oficina “Envolvendo o Consumidor na Construção de um Mercado Socialmente Responsável”, organizada pelo Instituto Akatu durante a Conferência Internacional Ethos 2008.
Empresas precisam ajudar a combater a pobreza incentivando a economia local
O mercado socialmente responsável está engatinhando. Para crescer, fortalecer-se e caminhar sozinho precisará contar não apenas com o apoio das empresas, mas também com políticas públicas específicas. Esse foi o panorama da oficina que tratou do tema "Contribuições das Empresas no Combate à Pobreza", realizada na Conferência Internacional Ethos 2008.
Agronegócio: nunca foi tão necessário ser sustentável
O Brasil está prestes a oferecer ao mundo um sistema de certificação da produção agrícola. A notícia foi dada por Roberto Smeraldi, diretor da organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, durante o painel “Gestão Sustentável dos Agronegócios”, na Conferência Internacional Ethos 2008.
Os privilégios e os desafios brasileiros na questão energética
A matriz energética brasileira é privilegiada em relação a outros países, mas ainda é preciso desenvolver tecnologia e educar os consumidores, entre os quais as empresas e o governo, para um consumo mais consciente de energia. Essas foram as conclusões do painel “Gestão Sustentável da Produção e do Consumo de Energia”, na Conferência Internacional Ethos 2008.


Educar para servir a sociedade, e não para competir
Adquirir competências e conhecimentos pode contribuir para o desenvolvimento sustentável. Valores bem transmitidos auxiliam escolhas de vida bem-sucedidas. Mas para onde caminha o ensino público e privado no Brasil?

30/05/2008

Oficina levanta propostas para o combate à corrupção
A necessidade de transparência nas ações dos órgãos governamentais e empresas, punições mais rigorosas e efetivas nos casos de corrupção e a criação de canais para denúncias com preservação da identidade do autor.
Um exercício de sutilezas
O físico indiano Amit Goswami, professor de física quântica da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, conhecido por seu livro O Universo Autoconsciente, foi o centro do debate na mesa redonda “Coesão Social e Sustentabilidade”, na Conferência Internacional Ethos 2008. Sua tese sobre a irrealidade do universo sem a presença de uma consciência já inspirou filmes como os da série Matrix e vem provocando tempestades cerebrais no ambiente dos gestores e formuladores de estratégias de negócio e de políticas públicas.
Amazônia: terra de ninguém
O desenvolvimento da Amazônia dentro de parâmetros de sustentabilidade é um desafio urgente e que precisa ser encarado de maneira inovadora por empresas, sociedade e governos. A economia baseada no desmatamento não garante nenhum tipo de progresso social para as comunidades que lideram o mapa de retirada da cobertura florestal.

29/05/2008

Construir edifícios, derrubar mitos
Construção sustentável é cara. Casa popular não combina com sustentabilidade e as soluções devem ser importadas. Greenbuilding e certificações são as melhores saídas. Esses são alguns dos mitos sobre a construção sustentável debatidos no painel “Gestão Sustentável da Construção Civil”, durante a Conferência Internacional Ethos 2008.
A sustentabilidade no trabalho ainda espera por soluções inovadoras
“A velha abordagem das relações de trabalho, baseada no confronto capital versus trabalho, não é mais suficiente para atender aos novos desafios da realidade atual, que exige respostas mais complexas e inovadoras”. A afirmação foi feita pelo secretário nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Adeilson Ribeiro Telles, no painel “Relações de Trabalho para a Sustentabilidade”, realizado na Conferência Internacional Ethos 2008.
Na Amazônia, falta a presença do Estado
A grandiosidade da Amazônia, não apenas em seu aspecto territorial mas principalmente na sua diversidade biológica, cultural e social, além de representar a sua maior riqueza, é também o maior desafio a ser vencido pelo Brasil na busca de um modelo de desenvolvimento sustentável para a região.
Uma besta estranha que migra atrás dos lucros
Depois de duas horas de debate no painel “Gestão das Finanças para o Desenvolvimento Sustentável”, na Conferência Internacional Ethos 2008, o moderador John Elkington, fundador da consultoria SustainAbility, afirmou que vê um cenário econômico muito difícil nos próximos dois anos, o que torna cada vez mais urgente a implementação de uma agenda sustentável.


Ray Anderson: a sustentabilidade na rotina
A mesa-redonda “Liderança Global para a Sustentabilidade”, que levou ao palco Ray Anderson, fundador da InterfaceFlor, empresa norte-americana fabricante de carpetes, foi uma grande oportunidade para o debate em torno de um caso real de empresa que escolheu estrategicamente a gestão pela sustentabilidade.
Agência Mandalla vence Prêmio Inovação em Sustentabilidade
O projeto Franquia Social, da Agência Mandalla de Desenvolvimento Holístico, Sistêmico e Ambiental, de João Pessoa (PB), foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Inovação em Sustentabilidade, organizado em parceria pelo Instituto Ethos e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).
Produtos sustentáveis não são a salvação da lavoura
“Não existe um produto sustentável. Qualquer atividade humana gera impacto. Portanto, o que temos são produtos que geram menos ou mais impactos.
A ética exige olhar além do óbvio e buscar a terceira margem do rio
O tom pacífico, lembrando-nos de ter cuidado e proteção pela vida, abriu a mesa redonda “Ética da Sustentabilidade: Compromisso com a Sociedade”, na Conferência Internacional Ethos 2008.


28/05/2008

“RSE na Mídia”: os jornalistas e o desenvolvimento sustentável
Primeira atividade da Conferência Internacional 2008, do Instituto Ethos, o debate “RSE na Mídia” levou mais de 250 pessoas ao Grande Auditório do Anhembi. É um momento de reflexão dos profissionais de comunicação sobre os rumos do movimento da responsabilidade social empresarial (RSE) e uma oportunidade para avaliar como os meios de comunicação estão cobrindo o tema.
Um mercado socialmente responsável: o desafio dos próximos dez anos
Com o olhar voltado para o futuro e ciente do imenso desafio que tem pela frente, o Instituto Ethos celebrou na noite de 27 de maio a abertura da Conferência Internacional 2008, lembrando seus dez anos de caminhada. Uma platéia atenta compareceu ao Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, disposta a contribuir para a construção de um mercado socialmente responsável, tema que vai permear todas as oficinas, painéis e debates. > Clique aqui e veja a Carta da Terra
> e clique aqui e veja o texto lido pelo Paulo Goulart
> Galeria de fotos

21/05/2008

Aron Cramer fala sobre como as empresas devem pensar no longo prazo para formar novo ambiente de negócios
O presidente e CEO do Business for Social Responsibility (BSR), Aron Cramer, acompanha o movimento da responsabilidade social e da sustentabilidade desde quando passou a fazer parte da equipe da organização em 1995. De lá para cá, ele considera que houve avanços significativos na conscientização das empresas e do próprio movimento nas Américas. Cramer, que estará no Brasil para participar da reunião do Conselho Internacional do Instituto Ethos, evento integrante da Conferência Internacional 2008, faz na entrevista que segue um balanço destes anos e acredita que no cenário atual, de profundas mudanças ambientais, não é possível mais pensar em negócios desprezando a sustentabilidade
Paulo Itacarambi, diretor-executivo do Instituto Ethos, fala sobre a Conferência Internacional 2008
Para comemorar os 10 anos de existência do Instituto Ethos, 2008 será cheio de novidades. A começar pela Conferência Internacional, que assume um formato mais criativo, lúdico e interativo. Nesta entrevista, Paulo Itacarambi, diretor-executivo do Instituto Ethos e coordenador da conferência, fala sobre as inovações previstas para o evento e sobre os temas que deverão ser foco do movimento em 2008.
Para Ray Anderson, a sustentabilidade virá baseada na ética e na mudança de mentalidades
Ray Anderson, presidente do Conselho e fundador da InterfaceFlor, empresa norte-americana produtora de carpetes para uso doméstico e comercial, será um dos palestrantes da mesa-redonda "Liderança global para a sustentabilidade", que ocorrerá no dia 29 de maio, das 9 às 11h, durante a Conferência Internacional Ethos 2008.
Melhorar é inútil. Oscar Motomura propõe inovação radical na gestão de grandes empresas
Ele se define como um especialista em gestão, estratégia e liderança de organizações complexas de grande porte do setor empresarial e da área pública. É lá, segundo ele, que estão os maiores desafios, até por uma questão de urgência e de escala dos problemas que afetam a sociedade e o planeta. Para Oscar Motomura, fundador e presidente da Amana-Key, empresa especializada em programas educacionais para executivos, os males devem ser atacados nas suas raízes.




> Home
Parceiros Realizadores
Patrocinadores / Diamante
Patrocinadores / Ouro
Patrocinadores / Prata
 
 
 
Promoção
Realização
Resolução mínima 1024x768   |   © Copyright 2008, Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Todos os direitos reservados.
Criação de desenvolvimento:  BABENKO   |   PIXMOTION