Início da Página

Menu Principal

Onde Estou?

Você está na   » Página Inicial  » Edição 2006  » Programação

Conteúdo do Sítio

Programação Completa

19 a 22 de junho de 2006
Hotel Transamérica São Paulo

Dia 19 de junho de 2006, Segunda-feira

A partir das 14h00 - Credenciamento e retirada de material do evento

Das 15h00 às 18h00 - Seminário RSE na mídia (aberto ao público)
*Salas Comandatuba I e II
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, por meio da Rede Ethos de Jornalistas, a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e a Fundação Avina, realizam o debate "RSE na Mídia" para o lançamento da publicação "Empresas e Imprensa: Pauta de responsabilidade - Uma análise da cobertura jornalística sobre a RSE".

"Empresas e Imprensa: Pauta de responsabilidade - Uma análise da cobertura jornalística sobre a RSE" é uma pesquisa inédita quanti-qualitativa que apresenta como os veículos de comunicação de mídia impressa entendem e pautam o conceito de responsabilidade social empresarial (RSE). A publicação aborda questões centrais relacionadas ao tema como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; a diferenciação conceitual entre RSE, filantropia e Investimento Social Privado; a opinião de diversos atores sobre esse modelo de gestão e a necessidade do envolvimento das empresas de comunicação neste movimento.

A publicação é a quinta que será lançada pela Rede Ethos de Jornalistas. O projeto foi criado em 2000 pelo Instituto Ethos e tem como objetivo a capacitação de profissionais de veículos de comunicação no tema da responsabilidade social das empresas. De 2002 a 2005 foram promovidos mais de 50 seminários direcionados à mídia que contaram com a participação de cerca de mil jornalistas. A quinta edição da Rede conta com o patrocínio da Basf, Bradesco, Instituto Algar, Natura e Novartis; apoio institucional da Fundação Ford e apoio do Maxpress Mailing de Imprensa.

Participantes ao lançamento: Oded Grajew, presidente do conselho deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Veet Vivarta, secretário executivo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e Geraldinho Vieira, diretor de comunicação da Fundação Avina e integrante do comitê consultivo da Rede Ethos de Jornalistas. Debatedores: Heródoto Barbeiro, jornalista da ‘TV Cultura’ e da ‘Rádio CBN’; Miriam Leitão, colunista do jornal ‘O Globo’, comentarista da ‘Rádio CBN’, do ‘Bom Dia Brasil’ e da ‘GloboNews’; Claudia Vassallo, diretora de redação da revista ‘Exame’ e Célia Rosemblum, editora de projetos especiais do jornal ‘Valor Econômico’.

Moderador: Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; (aberto ao público)

6º Prêmio Ethos de Jornalismo - Empresas e Responsabilidade Social, Edição especial

Vote e participe da escolha da iniciativa vencedora
Nos dias 19 e 20 de junho, os participantes da Conferência poderão votar na iniciativa editorial que mais contribui para o comportamento responsável das empresas. O trabalho escolhido receberá o Prêmio Destaque. O espaço de votação fica no subsolo do Hotel Transamérica, em frente ao espaço de leitura. Participe!

Das 18h00 às 19h00 Coquetel de boas-vindas
*Grand Foyer

Das 19h00 às 21h00 - Plenária especial de abertura - Desafios globais para uma sociedade sustentável
*Salas Comandatuba I,II e III

A plenária traçará uma visão global sobre os problemas centrais que afetam o mundo atual, identificando os desafios para a construção de sociedades sustentáveis e as grandes iniciativas que visam superá-los. O objetivo é apresentar as dimensões das mudanças necessárias e o sentido de urgência que se impõe para as mudanças no padrão de produção e consumo com especial atenção para as questões relacionadas a mudanças climáticas, matriz energética, utilização dos recursos naturais; preservação dos ecossistemas, controle dos novos vetores de doenças, fome, pobreza,miséria e desigualdades.

Abertura: Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu; Guilherme de Almeida, coordenador da Unidade de Direitos Humanos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.
Palestrante: Cecilia Ugaz, consultora senior em política no Serviço de Relatório de Desenvolvimento Humano do Programe de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP).

Das 21h00 às 22h00 - Coquetel de boas-vindas, continuação.
*Grand Foyer



Próxima »
página 1 de 5

Programação Completa

Dia 20 de junho de 2006, Terça-feira

Das 7h00 às 9h00 - Credenciamento e retirada de material
*Salas São Paulo II e III

Das 8h30 às 9h00 - Palestra: O desafio da credibilidade na comunicação das ações empresariais de RSE
*Sala São Paulo I
Abertura: Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu
Palestrante: Fabián Echegaray, diretor-geral da Market Analysis, especialista em pesquisa quantitativa pela Universidade de Michigan (EUA).(Apenas para convidados)

Das 8h00 às 9h00
Café da manhã Rede de Tecnologia Social (RTS)
*Sala Brasília
Reunião de representantes de empresas convidadas com o Comitê
Coordenador da Rede de Tecnologia Social para apresentação da RTS, de exemplos de tecnologias sociais difundidas por todo o Brasil, e de seus impactos na promoção do desenvolvimento local. Empresas e RTS debaterão formas de parceria e cooperação para o fortalecimento da Rede e reaplicação de tecnologias sociais.
Palestrante: Caio Magri, gerente de Parcerias do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Apenas para convidados)


Das 9h00 às 11h00 - Plenária 1Desenvolvimento das sociedades - o papel do Estado, do mercado e da sociedade civil.
* Salas Comandatuba I,II e III

Esta plenária abordará, dentro de uma visão histórica, as possibilidades e limites de contribuições das organizações do Estado, do mercado e da sociedade civil para o desenvolvimento das sociedades, em especial em relação ao desenvolvimento dos valores éticos, do conhecimento, dos sistemas regulatórios, das técnicas e tecnologias que sustentam os padrões de produção, consumo e vida em sociedade. O objetivo é fundamentar o debate sobre o papel de uma empresa socialmente responsável na construção de uma sociedade sustentável.

Palestrantes: John Renesch, homem de negócios, futurista e autor do livro Getting to the Better Future; Steve Rochlin, diretor de Pesquisas e Desenvolvimento no Centro de Cidadania Corporativa no Boston College; Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP)
Moderador: Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.

Das 11h00 às 11h30 - Intervalo para café e relacionamento
*Grand Foyer

Das 11h30 às 14h00 - Mesa-redonda 1 - Desmatamento da Amazônia - como é possível evitar?
*Salas Comandatuba I,II e III

Nesta mesa, será debatido se há equilíbrio possível entre desenvolvimento de atividades de alto impacto sobre a floresta (pecuária, mineração e agricultura) e o desenvolvimento socioambiental da região amazônica. O debate entre as políticas macro-econômicas e políticas ambientais será realizado com base em experiências concretas de empresários que se deparam com estes dilemas em sua atuação cotidiana.

Palestrantes: Sergio Amoroso, presidente do Grupo Jari-Orsa; Sergio Alair Barroso, presidente da Cargill Agrícola S/A.; Maurício Reis, diretor do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial da Vale do Rio Doce; Eugenio Scannavino Neto, coordenador-geral do Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental do Projeto Saúde e Alegria; João Paulo Capobianco, secretário de Biodiversidade e Florestas, do Ministério do Meio Ambiente.
Moderador: Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Das 14h00 às 15h30 - Intervalo para almoço e relacionamento
*Sala de almoço - subsolo

Das 15h30 às 17h30 - Painel temático 1 - Mudanças Climáticas - compromissos da empresa socialmente responsável
*Sala Comandatuba II

Serão apresentados os principais indicadores da mudança climática em curso e debatidos os compromissos com a redução de emissões que a empresa socialmente responsável deveria assumir para criar a massa crítica necessária à inflexão desta tendência.

Palestrantes: Luiz Alberto de Figueiredo Machado, diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores; Fabio Feldmann, ambientalista; Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).
Moderador: Adalberto Wodianer Marcondes, diretor e editor executivo da Agência Envolverde.

Painel temático 2 - Valorização e promoção dos negócios sustentáveis Esgotada
*Sala Comandatuba I

Serão apresentados e debatidos os principais mecanismos utilizados pelo mercado para valorização e promoção dos negócios sustentáveis. Neste painel, se buscará discutir os avanços obtidos nos critérios socioambientais utilizados por fundos de investimentos, bolsas de valores, bancos comerciais e de fomento na avaliação de investimentos e gestão das empresas.

Palestrantes: Miguel J. Martins, Financial Market Sustaninability Group, do International Finance Corporation (IFC); Izabela Campos Alcântara Lemos, diretora das Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil; Ricardo Nogueira, coordenador do Desenvolvimento do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa e Edoardo Gai, responsável do departamento de pesquisas para a definição do Dow Jones Sustainability Indexes (DJSI) na Sustainable Assets Managment (SAM).
Moderador: Rubens Mazon, professor em gestão da sustentabilidade.

Painel temático 3 - Exploração econômica da biodiversidade Esgotada
*Sala São Paulo I

Este painel tratará das oportunidades de negócios sustentáveis possibilitadas pela biodiversidade e os desafios e dificuldades deste tipo de negócio. A discussão será orientada para a análise sobre quais as principais questões devem ser contempladas na regulamentação e auto-regulamentação do mercado destes produtos.

Palestrante: Antonio Brack Egg, biólogo, educador e escritor peruano;
Debatedores: Claudio Valladares Pádua, fundador do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ); André Lima, advogado do Instituto Socioambiental (ISA); Juliana Santilli, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Moderadora: Maria Zulmira,, jornalista da TV Cultura e Repórter Eco.

Painel temático 4 - Gestão Sustentável de Resíduos Esgotada
*Auditório Transamérica

Neste painel, serão apresentadas e discutidas as iniciativas empresariais de gestão sustentável de resíduos. Será debatido também o papel das empresas socialmente responsáveis no fortalecimento de políticas públicas que visem ampliar a redução, reutilização e reciclagem de resíduos.

Palestrantes: Valdemar de Oliveira Neto, coordenador regional da Fundação Avina; Luiz Henrique da Silva, membro da equipe de articulação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR e da Asmare; Luís Fernando Nery, gerente de Responsabilidade Social da Petrobras; Vanúzia Gonçalves Amaral, chefe de divisão da coleta seletiva da Superintendência de Limpeza Urbana de BH – SMLU
Moderador: Caio Magri, gerente de Parcerias do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Oficina 1 - Gestão de Projetos para a Sustentabilidade, 1ª Parte Esgotada
*Sala Comandatuba III

A oficina vai oferecer aos participantes uma oportunidade de revisitar a relação existente entre as estratégias e os projetos, sob a perspectiva unificada da metodologia PMBOK (PMI - Project Management Institute©) e dos direcionadores da sustentabilidade (Indicadores Ethos, Metas do Milênio, GRI, entre outros). É uma oficina voltada às empresas que já tomaram a decisão de incorporar a sustentabilidade em sua estratégia de negócios e que buscam a implementação dessa estratégia de forma sistêmica em sua estrutura organizacional, em suas políticas operacionais e nos processos das diversas cadeias de valor das quais participam.

Coordenação: Aerton Paiva, sócio-diretor da Apel Consulturia Empresarial Patrícia Barbúscia, consultora da Apel Consultoria Empresarial.

Das 17h30 às 18h00 – Intervalo para café e relacionamento
*Grand Foyer

Das 18h00 às 19h30 - - Painel temático ISO 26000 de Responsabilidade Social Esgotada
*Sala Comandatuba II

Para muitos especialistas no tema, o Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO, responsável pela elaboração da futura norma, tornou-se o principal fórum global multi-stakeholder para discutir a RS. O painel abordará os pontos já aprovados da futura ISO 26000 e debaterá os desafios e as oportunidades dessa iniciativa, possibilitando que os participantes se antecipem a sua publicação em 2008.

Palestrantes: Jorge E. Reis Cajazeira, gerente de Excelência Empresarial da Suzano Bahia Sula Papel e Celulose e presidente do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO e Tarcila Reis Ursini, gerente de Pesquisa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
Debatedores: Ernst Ligteringen, diretor executivo do Global Reporting Initiative (GRI) e Clóvis Scherer, economista do Departamento de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).
Moderador: Paulo D. Branco, sócio-diretor da Ekobé Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa.

Oficina 1 - Gestão de Projetos para a Sustentabilidade (continuação).
*Sala Comandatuba III

Atividades multiculturais:
º Sessões de Cinema

Exibição dos filmes:
"Quanto vale ou é por kilo?"
*Sala Comandatuba I
“Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII, um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho. Nos dias atuais, uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser ‘eliminada’. Candinho, um jovem desempregado, cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver. ” www.adorocinemabrasileiro.com.br
Debatedor: Sérgio Bianchi, cineasta e diretor do filme.
“The Corporation”
*Auditório Transamérica
A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana, concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma ‘pessoa’, são analisados os poderes das grandes corporações no mundo. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.

º Peça de teatro:

"Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade"
*Sala São Paulo I

O grupo “Os Inclusos” nasceu de um desafio apresentado pela ONG Escola de Gente Comunicação em Inclusão a seis jovens atores no ano 2003. A idéia era que eles estudassem o conceito de sociedade inclusiva proposto pela ONU e encontrassem meios de utilizar o teatro para melhor disseminá-lo, priorizando os direitos de pessoas deficientes.

O trabalho do grupo desperta reflexões sobre o que é discriminar e pode ser utilizado para abordar qualquer tema, por isso novos esquetes estarão sempre sendo criados. Assim, “Os Inclusos e os Sisos” tornam-se, simultaneamente, uma manifestação social e artística, apontando de forma lúdica as dificuldades que grupos em situação de vulnerabilidade encontram no dia-dia.

A apresentação do grupo é composta por oito esquetes, todos eles criados pelos atores, abordando os temas mais recorrentes e procurando fomentar discussões que a sociedade nem sempre quer debater.

Debatedores: Atores e Cláucia Werneck, da Escola de Gente

º The Global Leadership Network - Diálogo com Steve Rochlin
*Sala Brasília

Grandes empresas se esforçam por ter uma excelente atuação em todas as suas áreas de operação - manufatura, serviço ao cliente, cobrança, marketing, pesquisa e desenvolvimento, vendas, gerenciamento de recursos humanos, entre outras. Há uma quantidade enorme de informação a respeito de como alcançar uma atuação excelente nessas atividades de negócios tradicionais?

Mas o que define excelência em responsabilidade social empresarial? As várias normas e códigos auxiliam muito e são muito importantes para que uma empresa saiba no que prestar atenção. Entretanto, como uma empresa sabe se a sua atuação em responsabilidade social é a melhor (´best in class´)? O Global Leadership Network, um grupo de 10 empresas fundado pela IBM em conjunto com General Electric, 3M, Cargill, General Motors, Fedex, Omron, Diageo, Cemex, e Manpower tem trabalhado com o Center for Corporate Citizenship no Boston College e com a Accountability para responder a essas questões. A excelência começa com o esforço de se criar um verdadeiro alinhamento entre prioridades de RSE, as muitas e importantes normas e códigos, e prioridades de negócios. Venha aprender a respeito dos resultados do trabalho do Global Leadership Network para os seus planos de futuro.

Palestrante: Steve Rochlin, diretor do Research and Development at The Center for Corporate Citizenship at Boston College.




« Anterior | Próxima »
página 2 de 5

Programação Completa

Dia 21 de junho de 2006, Quarta-feira

Das 8h00 às 9h00 – Palestra Educação de lideranças para a sustentabilidade
Palestrante: Claudio Boechat, Fundação Dom Cabral. (Apenas para convidados)
*Sala São Paulo I

Das 9h00 às 11h00 - Plenária 2 - A empresa socialmente responsável - desafios, dilemas e conflitos
*Salas Comandatuba I,II e III

Esta plenária tratará dos dilemas vividos pelos executivos de empresas que buscam integrar aos objetivos do negócio os requisitos de produção sustentável, e o atendimento à demanda da sociedade pela ampliação da função social da empresa. Debaterá os desafios do papel inovador que estas empresas precisam assumir e os conflitos decorrentes da cultura estabelecida na empresa, no mercado e na sociedade.

Palestrantes: Jason Clay, presidente da Unilever; David Cook, reitor da Universidade The Natural Step International; John Elkington, fundador da SustainAbility.
Moderador: Ricardo Young - presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Das 11h00 às 11h30 - Intervalo para café e relacionamento
*Grand foyer

Das 11h30 às 14h00 - Mesa-redonda 2 - Erradicação das Desigualdades - A contribuição da RSE
*Salas Comandatuba I,II e III

Esta mesa redonda tratará do alcance da RSE em relação à estratégia de transformação social, analisando a sua contribuição para a redução das desigualdades. Discutirá ainda os dilemas que surgem quando se procura alinhar o potencial dos negócios com a resolução dos problemas sociais.

Palestrantes: Chris Marsden, presidente do Business & Human Rights Resource Centre em Londres; Floriano Pesaro, secretário da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Cidade de São Paulo, e José Lima de Andrade Neto, presidente da Petroquisa.
Moderador: Ricardo Young - presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Das 14h00 às 15h30 - Intervalo para almoço e relacionamento
*Sala de almoço - subsolo

Das 15h30 às 17h30 - Painel temático 5 - Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção
*Sala Comandatuba I
Neste painel, será apresentado o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e as orientações para sua implementação pelas empresas. Serão discutidos também os avanços alcançados.

Palestrantes: Jermyn Brooks, diretor da Transparência Internacional; Roberto Salas, presidente da Amanco e Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Debatedores: Carlos Eduardo Lins da Silva, diretor de Relações Institucionais da Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas; Giovanni Quaglia, representante regional do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, e Guilherme de Almeida, coordenador da Unidade de Direitos Humanos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.

Moderador: Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Painel temático 6 - Vínculos sustentáveis de negócios nas cadeias produtivas Esgotada
*Salas São Paulo I e II

Apresentação e debate de iniciativas que fortalecem os vínculos sustentáveis de negócio nas cadeias produtivas entre grandes, médias e pequenas empresas. Serão discutidos também como estes vínculos podem ser estabelecidos com experiências de economia solidária.

Palestrantes: Claudio Boechat, professor, pesquisador e gerente de Projetos do Núcleo Andrade Gutierrez de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, da Fundação Dom Cabral; Christiane Stepanek, diretora executiva da Divisão de Investimento, Tecnologia e Desenvolvimento Empresarial da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD); Doris Thurau, diretora da Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ); Elson Valim, Diretor Executivo da Fundação Dom Cabral.
Debatedor: Arnaldo Flaks, diretor do Projeto Vínculos.
Moderador: Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

« Anterior | Próxima »
página 3 de 5

Programação Completa

Painel temático 7 - Disseminação de melhores práticas na implementação da agenda do trabalho decente.
*Auditório Transamérica

Este painel analisará o desafio de disseminar melhores práticas de promoção do trabalho decente. Discutirá os caminhos para a implementação das diretrizes da OCDE para as multinacionais, e os desafios para o avanço na implementação do Pacto de Combate ao Trabalho Escravo.

Palestrantes: Laís Abramo, diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil; Kjeld A. Jakobsen, presidente do Instituto Observatório Social; Caio Magri, gerente de Parcerias do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Painel temático 8 - Cooperação intersetorial para o desenvolvimento local Esgotada
*Sala Comandatuba II

Palestrantes: Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Debatedores: Jacques Pena,presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB) e Gérard Zwetsloot, responsável de projetos da Interchurch Organization for Development Cooperation (ICCO) no projeto; Nazem Nascimento, professor na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e coordenador da Regional São Paulo da Fundação Unitrabalho; Neylar Lins, representante Avina Brasil Nordeste e Nilson Tadashi Oda, assessor da Agência de Desenvolvimento Solidário da Central Única dos Trabalhadores (CUT);

Das 15h30 às 18h00 - Oficina de gestão 2 - Global Reporting Initiative (GRI 3)
*Sala Comandatuba III

A oficina esclarecerá as principais modificações da 3ª Geração do modelo de relatório de Sustentabilidade GRI, bem como os desafios e oportunidades em se reportar neste modelo.

Coordenação: Beat Grüninger, sócio-fundador da B&SD Business and Social Development, Gláucia Terreo, coordenadora de Ferramentas de Gestão Projeto do Instituto Ethos e Sônia Loureiro, consultora em Responsabilidade Corporativa.
Palestrante: Ernst Ligteringen, diretor executivo Global Reporting Initiative (GRI).

Das 17h30 às 19h00 - Coquetel e relacionamento
*Grand Foyer

Das 19h00 às 21h00 - Cerimônia de entrega do 6º Prêmio Ethos de Jornalismo - Empresas e Responsabilidade Social, Edição especial

Das 21h00 às 22h00 - Atração cultural brasileira.
*Teatro Alfa
Samwaad – Rua do encontro, versão especial, oferecimento Petrobras
Espetáculo idealizado e dirigido por Ivaldo Bertazzo, que dá continuidade à proposta de trabalhar a dança como forma de expressão, valorização da auto-estima e inserção social, por meio da qual, com metodologia, planejamento, disposição, recursos humanos e financeiros, é possível ensinar o ofício a jovens desfavorecidos e conseguir um excelente resultado.



« Anterior | Próxima »
página 4 de 5

Programação Resumida

Dia 22 de junho de 2006, Quinta-feira

Das 8h00 às 9h00
Diálogo Fundo de Capital Solidário
*Sala São Paulo I
Reunião de representantes de empresas convidadas com o Comitê Gestor do Fundo de Capital Solidário, o primeiro fundo de investimentos voltado exclusivamente para empreendimentos da economia solidária na América Latina. Será apresentado um plano de trabalho e uma agenda de cooperação intersetorial para o desenvolvimento e sustentabilidade deste fundo.

Palestrante: Francisco Mazzeu, diretor executivo da Fundação Unitrabalho (Apenas para convidados)

Das 9h00 às 11h00 - Plenária 3 - Controle social do Estado e do mercado - o papel da sociedade civil
*Salas Comandatuba I,II e III

Esta plenária debaterá o papel das organizações da sociedade civil na promoção do controle social do Estado e do mercado. Discutirá ainda os limites e possibilidades de atuação dessas organizações nas atividades que geram degradação ambiental, social e econômica, e como estas se articulam com outros setores para a construção de uma sociedade sustentável.

Palestrante: Sean de Cleen, diretor executivo da African Institute of Corporate Citizenship (AICC); Eduardo Felipe Pérez Matias, advogado, sócio do L. O. Baptista Advogados.
Debatedores: Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, procuradora do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, Eduardo Capobianco, presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil.
Moderador: Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Das 11h00 às 11h30 – Intervalo para café e relacionamento
*Grand Foyer

Das 11h30 às 13h30 - Plenária Instituto Ethos - Desenvolvimento sustentável no Brasil - A contribuição da RSE
* Salas Comandatuba I, II e III

Serão apresentados caminhos e propostas para ampliar a influência do movimento de RSE nas políticas macro-econômicas e para contribuir efetivamente na redução das desigualdades sociais e com o equilíbrio ecológico.
Palestrantes: Oded Grajew, preesidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.

Lançamentos:

Fundo de Capital Solidário
Participantes: Jacques Pena, presidente da Fundação Banco do Brasil, Francisco Mazzeu, diretor executivo da Unitrabalho; Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Gerard Zwetsloot, responsável por projetos da Interchurch Organization for Development Cooperation (ICCO).
Índice de Desenvolvimento Infantil Empresarial (IDI-E)
Participantes: Marie-Pierre Poirier, representante do UNICEF no Brasil e Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção
Participantes: Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, Eduardo Ricardo - diretor de Relações Governamentais da Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas; Oded Grajew, presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global, Giovanni Quaglia, representante regional do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, e Guilherme de Almeida, coordenador da Unidade de Direitos Humanos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.


Das 13h30 às 15h00 - Intervalo para almoço e relacionamento
*Sala de almoço - subsolo

Das 16h00 às 18h00 – Assista ao jogo do Brasil x Japão na Copa do Mundo conosco!
*Salas Comandatuba II e III

Assessoria para o programa do evento: Andréia Marques, da Amarques & Associados – Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.



« Anterior
página 5 de 5
Programação da Conferência

Fim da Página

 Site Desenvolvido pela Acessibilidade Brasil 2005 | www.acessobrasil.org.br