A energia do sol para a geração de renda
Água quente para toda sociedade
O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) foi desenvolvido para substituir a energia elétrica usada em casas e apartamentos. Utilizando materiais termoplásticos da construção civil como tubos de PVC, boia e caixa d'água, a tecnologia custa 10% do preço de um aquecedor solar comum. A ideia de desenvolver um produto como esse nasceu em 1992 com o apoio do Sebrae para ser apresentado durante a Eco 92, no Rio de Janeiro. A partir daí, a equipe continuou estudando formas para baratear o custo dos aquecedores solares. Em 2001, foi fundada a Ong Sociedade do Sol, sediada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (CIETEC), no Campus da USP/IPEN, com o objetivo de democratizar o uso da água quente.
A tecnologia atinge uma parcela da população que dificilmente teria acesso a aquecedores a gás ou solar. Seu uso resulta uma economia de 25% a 50% do custo da energia. A Sociedade do Sol disponibiliza manuais de manufatura do ASBC em quatro línguas e
assistência técnica gratuita oferecida por 60 monitores voluntários que trabalham por meio de cartas, e-mail ou pessoalmente. A tecnologia é hoje utilizada em países da América Latina e na África. O ASBC pode aquecer de 200 a 1.000 litros de água diariamente. Essa capacidade permite que o sistema seja aplicado também em hospitais, creches e não apenas em residências.
