A ferramenta auxilia as empresas a incorporarem sustentabilidade e responsabilidade social
Em 2020, os Indicadores Ethos completam duas décadas de existência, sendo considerado a maior contribuição do Instituto para o incremento da responsabilidade social por parte das empresas, conforme destacou Caio Magri, diretor-presidente da organização, em uma das edições do programa Responsabilidade Social da Rádio Jornal de Pernambuco.
Antes do lançamento da iniciativa, que já foi reconhecida pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Unicef, “não existia no Brasil algo que medisse, de fato, o que é a responsabilidade social empresarial. Não existia uma métrica ou uma régua que desse materialidade para medir, através de indicadores, a qualidade e a maturidade da responsabilidade social das empresas. Portanto, os Indicadores Ethos foram a primeira ferramenta de auto diagnóstico para descobrir essa materialidade de indicadores de responsabilidade social”, apontou Caio.
Os Indicadores, que já foram adaptados para a realidade de vários países (Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e México) ficam disponíveis para acesso gratuito através do site do Instituto Ethos para que qualquer empresa possa consultá-lo e utilizá-lo para um auto diagnóstico.
“Já temos uma plataforma virtual com formato de acesso simples e à distância, além dos guias temáticos que foram desenvolvidos para os temas que necessitam de maior profundidade. Estamos preparando agora um guia com foco no tema LGBTI+ e estamos procurando modernizar e facilitar o acesso a esses guias e temas, para dar cada vez mais profundidade nas análises”, completou Caio.
Confira o programa completo.
Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos
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