Ministro da Divisão de Clima do Itamaraty discutirá as perspectivas para a COP 21. Casos de sucesso de gestão da água e lançamento do Manual de Licenciamento Ambiental também serão destaques do evento, que acontece em 30 de junho e 1º de julho
Para debater os desafios sobre a mudança do clima e o uso eficiente da água, o Sistema Firjan promove, gratuitamente, em 30 de junho e 1º de julho de 2015, o Seminário Ação Ambiental.
O ministro da Divisão de Clima do Itamaraty, Everton Lucero, participará do primeiro dia do evento para destacar as perspectivas do Brasil para a COP 21, que em dezembro reunirá 196 países em Paris para a criação de um novo acordo sobre emissões de gases de efeito estufa.
No dia 1º de julho, o debate será sobre a gestão eficiente da água na indústria. Segundo levantamento do Sistema Firjan, o setor industrial, responsável por 827 mil empregos diretos, vem fazendo sua parte: nos últimos dois anos, 56,7% das indústrias fluminenses adotaram ações de racionalização do uso da água, o que levou a uma redução de 25,6% no consumo nesse período.
Cases sustentáveis que evidenciam essa economia serão apresentados, como o Aquapolo Ambiental, maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial na América do Sul e quinto maior do planeta. O projeto fornece 650 litros por segundo de água de reúso para o Polo Petroquímico da Região do ABC Paulista, em São Paulo, e economiza 2,58 bilhões de litros de água potável por mês.
Além do Aquapolo, serão apresentados cases da Casa da Moeda e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A ideia é debater sobre os projetos existentes para incentivar a criação de uma iniciativa sustentável no Estado do Rio de Janeiro.
Outro destaque importante será o lançamento do Manual de Licenciamento Ambiental, guia que sintetiza os principais passos do processo para qualquer atividade em funcionamento ou que deseje se instalar no Rio de Janeiro. Depois do evento, o manual ficará disponível para download gratuito no site www.firjan.org.br.
Premiação para práticas sustentáveis
O Sistema Firjan entregará no seminário o Prêmio Firjan Ação Ambiental, que valoriza boas práticas ambientais de indústrias do Estado do Rio. A premiação reconhece o aprimoramento das indústrias fluminenses de todos os portes em processos produtivos, implantação de projetos socioambientais e iniciativas que vão além das obrigações legais em prol da sustentabilidade. Nesta terceira edição, serão contemplados projetos em cinco categorias: “Gestão de Água e Efluentes”; “Biodiversidade”; “Gestão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Eficiência Energética”; “Gestão de Resíduos Sólidos”; e “Relação com Públicos de Interesse”.
O Seminário Ação Ambiental também contará com a presença de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Ministério do Meio Ambiente, da Prefeitura do Rio, da Fundação Boticário, da Braskem, da Universidade de São Paulo (USP) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O evento acontece na sede do Sistema Firjan, das 14h00 às 18h00. As vagas são limitadas. Inscreva-se gratuitamente e confira a programação completa no site www.firjan.org.br/acaoambiental ou ligue para 0800 0231 231.
SERVIÇO
O quê: Seminário Ação Ambiental;
Quando: Dias 30 de junho e 1º de julho de 2015, das 14h00 às 18h00;
Local: Sede do Sistema Firjan;
Endereço: Avenida Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro (RJ);
Inscrições: Pelo site www.firjan.org.br/acaoambiental ou pelo telefone 0800-0231231.