Pioneiro no Brasil em reconhecimento de sustentabilidade empresarial, o prêmio chega à sua 32ª edição com novidades. Inscrições vão até 12 de setembro.

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Eco de Sustentabilidade 2014. Os cases podem ser inscritos até 12 de setembro de 2014 e a cerimônia de premiação será em dezembro. Realizada pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio) desde 1982, a premiação foi criada para reconhecer práticas empresariais sustentáveis.

Informações sobre as inscrições, o regulamento e o processo de julgamento podem ser encontrados no site www.premioeco.com.br.

Ao longo de três décadas, o Prêmio Eco mobilizou 2.132 companhias nacionais e multinacionais, responsáveis por inscrever 2.655 projetos. “O prêmio tem acompanhado a evolução da sustentabilidade empresarial no país e sinalizado suas tendências”, diz Daniela Aiach, diretora de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pela iniciativa.

Modalidades e novidades

A premiação contempla duas modalidades de projetos:

Podem candidatar-se empresas de todo o país, públicas, privadas ou de economia mista, e de qualquer porte.

Para analisar os projetos, a Amcham contará com um júri formado por 50 renomados integrantes, entre os quais consultores, gestores, pesquisadores de universidades e especialistas na área.

Para a 32ª edição da premiação, a Amcham traz como novidade o reconhecimento de Destaque do Ano, que será atribuído a uma empresa de grande porte, vencedora na modalidade Elis. A escolha será feita a partir da avaliação de cinco jurados e da pontuação.

Outra novidade do prêmio é a reestruturação dos critérios da modalidade Elis baseada no conceito ESG (environmental, social and governance), que passa a avaliar a governança para a sustentabilidade. Além disso, foram estabelecidos pesos e questões diferenciadas por setor para avaliação das empresas de grande porte na modalidade Elis. “Estamos trabalhando para melhorar nossos critérios de avaliação e torná-los ainda mais justos”, comenta Daniela.

No total, serão oferecidos onze prêmios, sendo cinco para a modalidade Elis e três para cada uma das duas categorias da modalidade Práticas de Sustentabilidade.

Feedback para melhoria dos projetos

O Prêmio Eco também disponibiliza a todos os participantes um feedback da avaliação, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos projetos. Ao final da edição, as empresas recebem um gráfico com suas notas em cada um dos quesitos julgados, comparando-as com as médias e as notas mais altas obtidas em seu segmento e em sua modalidade.

Além disso, todos os participantes poderão receber, mediante encomenda, relatórios de diagnóstico personalizados, feitos pela Amcham, em parceria com uma instituição de ensino de renome, a ser divulgada. Esses documentos terão análise de pontos fortes e fracos, além de sugestões de melhoria.

Convidados especiais

A Amcham traz convidados especiais para todas as cerimônias de premiação. O Prêmio Eco já contou com a presença de ícones mundiais em sustentabilidade, como Gro Harlem Brundtland, ex-primeira ministra da Noruega e criadora do conceito de desenvolvimento sustentável, Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, e Al Gore, ex-vice presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz.

Mais informações e inscrições: Pelo site www.premioeco.com.br.