Na próxima terça-feira, 24 de julho de 2012, a Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis reúnem os candidatos à prefeitura de Cuiabá (MT) no evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual É o Legado para a Sua Cidade?”, para propor um compromisso social. O encontro, que ocorrerá na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso (Crea-MT), a partir das 9h30, vai estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado da Copa do Mundo de 2014. Cuiabá será uma das sedes do torneio.

Os compromissos a serem firmados são os seguintes:
● Termo de Compromisso Cidades do Esporte, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população;
● Pacto pela Transparência Municipal, referente à transparência nos gastos públicos; e
● Programa Cidades Sustentáveis, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas.

A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.

Depois de Cuiabá, a campanha, que terá passado por Manaus (AM) em 20 de julho, seguirá para o Rio de Janeiro (RJ), em 30 de julho; São Paulo (SP), em 1º. de agosto; e Porto Alegre (RS), em 13 de agosto. Os candidatos de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA) também terão encontro agendado.

O evento tem o apoio do Crea-MT, da ONG Moral (Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE/Ficha Limpa). 

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação e consolidação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do esporte educacional nas escolas, de maneira a atender cem por cento das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022. 

Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto pela Transparência Municipal tem como objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto, que faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos. 

Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a essa agenda e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

SERVIÇO
O quê:
Evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual É o Legado para a Sua Cidade?”;
Quando: 24 de julho de 2012, a partir das 9h30;
Local: Sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso (Crea-MT);
Endereço: Av. Rubens de Mendonça, 491, Araés – Cuiabá (MT).
A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever.