27 de Agosto de 2024

Reunião GT MA


4º reunião do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente | 2024 - Inscrições Encerradas!
Quando: 27/08/2024 das 14h às 17h
Onde: Sede da Marsh McLennan | Endereço: Rua Arquiteto Olavo Redig de Campos, 105, Torre B, Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP | Espaço Arena (27º andar).

"Práticas ASG (ESG) para a Localidade"

O quarto encontro do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente em 2024 será presencial com objetivo de explorar práticas empresariais de ASG/ESG das empresas associadas ao Instituto Ethos. Estas práticas serão analisadas conforme sua adequação ao conceito de “localidade”. Como as empresas brasileiras têm aterrissado os compromissos ASG em suas operações? Assim, um dos objetivos do encontro é partir das normativas ASG internacionais e compreender como a tradução se dá para a realidade brasileira e o contexto local dos negócios.

A localidade é um conceito que ultrapassa as coordenadas geográficas. É onde as pessoas, influenciadas por interações culturais, históricas, sociais e econômicas, constroem laços e cultivam senso de pertencimento e identidade único. Assim, a localidade não é apenas um ponto no mapa, mas sim um espaço vivido e dinâmico, onde se constrói narrativa e experiência através das pessoas. Reconhecer a importância da localidade é fundamental para o aprimoramento do que se espera como atuação responsável das empresas, uma vez que estão intrinsecamente ligadas à relevância e ao impacto nas diferentes realidades locais onde operam. Na ocasião, serão abordados como as práticas transversais, assim como o ASG, podem apoiar a aterrissagem dos compromissos para a realidade brasileira. Serão explorados durante o encontro destaques da agenda ASG e como eles se interseccionam com a realidade brasileira. Por último, abriremos a discussão para os participantes do GT refletirem e responderem ao desafio de operacionalizar os conceitos ASG em suas operações. A reunião incluirá o compartilhamento de práticas, estudos de casos e os principais desafios para a tradução de normas globais de sustentabilidade nos contextos locais.

Como preparação prévia, orientamos os participantes do GT a refletirem sobre suas práticas de "aterrissagem", principais desafios e dúvidas. Recomendamos que considerem as seguintes questões:
1. Onde estão localizadas as operações das suas empresas?
- Refletir sobre a geografia das operações e como isso impacta a implementação das práticas ASG/ESG.

2. Como sua empresa está incorporando o conceito de localidade nas práticas ASG/ESG?
- Considere como as interações culturais, históricas, sociais e econômicas específicas da região influenciam suas estratégias de sustentabilidade.

3. Quais metodologias e ferramentas sua empresa utiliza para avaliar e gerenciar riscos ASG no contexto local?
- Pense nas estratégias atuais de gestão de riscos e como elas podem ser aprimoradas para melhor alinhamento com o conceito de localidade.

Observação: Pedimos aos participantes que realizem a inscrição apenas se realmente tiverem a intenção de comparecer, a fim de melhor organizarmos a logística do evento. Vagas limitadas!