Por: Comunicação Hydro

A Hydro, em colaboração com o Instituto Ethos, certificou 20 empresas participantes da quarta edição do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que teve foco em direitos humanos e sustentabilidade na cadeia de valor. O evento de encerramento do programa aconteceu no dia 12 de agosto no hotel Grand Mercure, em Belém (PA). Ao todo, já foram certificadas 68 empresas nas quatro edições do programa.

Ao longo de doze meses, as empresas participantes ampliaram conhecimentos sobre ESG e receberam mentorias e treinamentos para desenvolver e aprimorar as práticas em áreas como direitos humanos, gestão ambiental, ética e compliance. A iniciativa reforça o compromisso da Hydro com a promoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis.

“A capacitação de fornecedores é uma decisão fundamental para o nosso desenvolvimento, não apenas para garantir a utilidade cultural, mas também para assegurar empresas locais financeiramente sustentáveis como parceiras”, afirma Silvio Ferraioli, diretor de Suprimentos da Hydro Bauxita & Alumina.

Para Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, além de serem fornecedores, as empresas estão assumindo compromissos de responsabilidade, como a equidade de gênero, diversidade e inclusão. Esses valores geram um grande impacto social. “O ciclo que fechamos hoje é um momento emblemático, mas não pode se encerrar aqui. Nessa jornada para uma sociedade mais sustentável e justa, é fundamental que as empresas mantenham o compromisso pelo impacto positivo por meio de suas ações.”

Três empresas foram homenageadas, durante o evento de certificação, por ações de destaque. A Montisol, de Barcarena, aumentou a contratação de mulheres, lançou um programa de diversidade e inclusão, contratou egressos do sistema prisional e iniciou projetos de qualificação profissional.

Milplan, de Minas Gerais, produziu o primeiro Relatório de Sustentabilidade, criou uma área de ESG, atualizou sua Norma de Responsabilidade Social e estruturou uma equipe de Relacionamento com Comunidades.

Já a Transportes Caliman, de Paragominas, implementou um comitê socioambiental, elaborou o primeiro Relatório de Sustentabilidade, alinhou-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e promoveu programas de qualificação profissional.

Segundo a gerente de RH da Caliman, Luciene Garajau, a Transportes Caliman participou de todas as edições do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e já tem ações concretas implementadas. “O aprendizado com o Instituto Ethos foi fundamental para o amadurecimento na dimensão social dos direitos humanos, promovendo projetos que beneficiam mulheres e jovens da comunidade”, afirma.

Estimulando o desenvolvimento local

O compromisso da Hydro com o estímulo à economia das comunidades vizinhas às suas operações é uma prioridade. Desde 2018, a empresa e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica, promovem o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF). A iniciativa busca não só apoiar economicamente a região, mas também investir no potencial humano dos fornecedores locais. As três primeiras edições qualificaram mais de 400 pessoas com 71 módulos de aprendizado.

Em 2023, a Hydro lançou uma edição especial sobre sustentabilidade na cadeia de valor, com foco em direitos humanos. Entre disciplinas, mentorias e autoavaliação, os fornecedores foram capacitados para diagnosticar, planejar e criar planos de ação para apoiar sua responsabilidade corporativa e gestão em direitos humanos.