Com o Dia da Amazônia se aproximando em 5 de setembro, a preservação das florestas e a proteção dos defensores ambientais e de direitos humanos ganham ainda mais destaque nas discussões sobre sustentabilidade. A região, uma das mais ricas em biodiversidade do planeta, enfrenta constantes desafios, desde a destruição ambiental até as ameaças contra aqueles que atuam na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. 

Nesse contexto, os canais de denúncias empresariais se mostram uma ferramenta fundamental para fortalecer a governança corporativa e proteger esses defensores. Recentemente, o Instituto Ethos mapeou e qualificou a atuação desses canais através do estudo “Canais de denúncias empresariais para proteção de defensores(as) de direitos humanos e ambientais”, ressaltando como eles podem ser usados para prevenir, remediar e combater violações ambientais e de direitos humanos, além de promover maior transparência e práticas responsáveis pelas empresas. 1/3 das empresas respondentes possuem operação na região. 

Esses canais, quando acessíveis e bem estruturados, não só ampliam a proteção das pessoas defensoras, mas também garantem um ambiente mais seguro e responsável para as empresas que atuam na região. À medida que celebramos o Dia da Amazônia, é essencial refletir sobre o papel das empresas na proteção dos direitos socioambientais e das pessoas que lutam e promovem a preservação da mais importante floresta do mundo.  

Para saber mais sobre o papel dos canais de denúncias empresariais na proteção de defensores da Amazônia, baixe o estudo completo gratuitamente.