Em um diálogo inédito entre o setor público e privado, o Instituto Ethos, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou no dia 3 de outubro de 2024, em Brasília, uma consulta dialogada presencial sobre a construção do Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027.
O encontro teve como objetivo promover um debate construtivo entre representantes de empresas e organizações convidadas com a CGU, a fim de coletar impressões críticas e sugestões sobre os objetivos estratégicos e as ações da Controladoria na promoção da integridade e no combate à corrupção. Esta consulta faz parte de um processo participativo, que envolve não apenas órgãos de controle, mas também toda a administração pública e a sociedade civil.
A construção do novo Plano, que substituirá o atual, está sendo realizada de maneira colaborativa. Os ministérios e órgãos federais, incluindo autarquias e agências reguladoras, foram convidados a propor ações alinhadas aos objetivos do Plano. Essas propostas estão sendo analisadas tecnicamente pela CGU, e, uma vez acordadas, serão incorporadas ao Plano sob a responsabilidade de cada órgão proponente.
Além disso, o Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC) – órgão consultivo vinculado à estrutura da CGU, composto por representantes de ministérios e da sociedade civil, do qual o Instituto Ethos faz parte – também contribuíram para a formulação do Plano, apresentando propostas de objetivos estratégicos e ações.
O encontro de 3 de outubro contou com a presença do Ministro Vinicius Marques de Carvalho; da Secretária de Integridade Pública, Izabela Moreira Correa; do Secretário de Integridade Privada, Marcelo Pontes Vianna; do Diretor-Presidente do Instituto Ethos, Caio Magri; e da Coordenadora de Projetos de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, Marcela Greggo. Este foi o primeiro evento no Brasil a incluir o setor privado em uma consulta ampla sobre um Plano de Integridade e Anticorrupção.