Por: Analítica Comunicação (assessoria de imprensa do Instituto Ethos)
Belo Horizonte receberá, na próxima terça-feira, 26 de novembro, no Auditório da CEMIG, a Conferência Ethos Conexões 2024, promovida pelo Instituto Ethos. Em novo formato, o evento irá debater o papel das empresas na implementação de práticas alinhadas à agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), com apresentação de cases e ênfase no combate às desigualdades.
“Estamos trazendo para Minas um novo formato das Conferências Ethos, que dialoga com diferentes setores e visa incentivar a adoção de estratégias que integrem responsabilidade social e práticas empresariais, destacando a importância de uma atuação transversal entre os eixos da agenda ASG”, diz Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.
O evento terá na abertura às 9h com Ana Lucia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos, Cristiana Miglio Kumaira, diretora de comunicação e sustentabilidade da CEMIG, e Marco Crocco, CEO do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que abriga diversas empresas inovadoras e centros de tecnologia. O Ethos assinará com o BH-TEC um projeto de trabalho com as startups do parque com foco na agenda ASG.
Às 9h30 acontece a palestra do Instituto Ethos sobre atuação empresarial na agenda ASG e a transversalidade dos eixos. Para Magri, essa abordagem integrada é fundamental para maximizar o impacto das ações empresariais, garantindo que os avanços em um eixo fortaleçam os demais, promovendo um desenvolvimento equilibrado e contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa e sustentável.
Ao longo do dia, a conferência contará ainda com três rodadas de apresentações de casos e diálogos, abordando como a atuação empresarial nos eixos ambiental, social e de governança pode contribuir para uma sociedade mais justa, ética e sustentável.
A primeira rodada temática acontece das 10h30 às 12h e terá foco no eixo Ambiental. Entre os debatedores estarão Luiz Gustavo Dias, engenheiro de Meio Ambiente Sênior da Anglo American, Gustavo Faria, gerente Sênior de Negócios de Metal da Novelis e Estevão Franco Figueiredo, gerente de Energias Renováveis da ArcelorMittal, com mediação de Patricia Sena Coelho Cajueiro, coordenadora técnica da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG.
O eixo Social será destaque na rodada temática das 14h, debatendo de que forma as iniciativas sociais das empresas estão promovendo a inclusão e a equidade, especialmente em populações vulneráveis. Estarão na mesa de debates Nathalia Frossard, coordenadora de Impacto Sustentável da Anglo American, Carlos Thiersch, engenheiro de expansão do sistema elétrico da CEMIG, Luana Cajaseiro Rafael, especialista de Responsabilidade Social da Gerdau, que apresentará o programa Reforma que Transforma, Renato Souza, diretor de Inclusão, Diversidade e Sustentabilidade Corporativa da PwC Brasil e mediação de Patrícia Bragança, gerente de Projetos da CDM.
Já o eixo Governança fecha as apresentações do dia, das 15h30 às 17h, convidando os participantes a refletir sobre como as práticas de governança adotadas pelas empresas promovem a ética, a transparência e a responsabilidade, e quais mecanismos de governança têm se mostrado mais eficazes na promoção da justiça social e na redução de disparidades. Participam da mesa de debates Silvia Mello, coordenadora de Compliance e Integridade Empresarial na Anglo American, Cristiane Fontenele Koller, especialista em estratégia e governança da sustentabilidade no Banco do Brasil, com mediação de Patrícia Garrido, líder de projetos do Instituto Ethos.
Fechando o dia, das 17h acontece a entrega do Prêmio CMVC 2024 – Conexões que Inspiram, iniciativa criada pela CDM Projetos Sociais de Alto Impacto, através do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), para reconhecer e valorizar as melhores práticas de voluntariado corporativo no Brasil.
A Conferência Ethos Conexões 2024 – Edição Belo Horizonte também será gravada e transmitida posteriormente no canal do Instituto Ethos no YouTube.
A programação completa do evento pode ser conferida aqui.
Patrocinadores: Patrocínio Diamante: Novelis e Raízen | Patrocínio Ouro: Anglo American | Patrocínio Bronze: ArcelorMittal, Banco do Brasil e Gerdau | Apoio – CEMIG, Facility Doc, FIEMG, Instituto Marina e Flávio Guimarães, Grupo BMG, Prêmio CMV CDM | Parceria institucional – Alcoa, Hydro, Natura, PwC, Sebrae e Shell