Dia 08 de janeiro de 2025 completam dois anos da mais grave tentativa de derrubar a democracia no Brasil, desde o fim da ditadura militar.
Tal evento deixa claro que devemos sempre estar atentos às ações que sinalizam a importância da manutenção do estado democrático de direito. É momento de demonstramos nosso apoio incondicional ao fortalecimento das instituições e da democracia no Brasil, aprofundando o nosso sistema nacional de integridade e transparência com responsabilidades para o Estado, o Setor Privado e a Sociedade.
A sociedade civil, as lideranças empresariais, os movimentos sociais e sindicais e, em especial, as lideranças dos Três Poderes devem exercer seus papéis e responsabilidades de agir em defesa de uma democracia forte, que enfrente as desigualdades estruturais e que garanta os direitos fundamentais para toda a população brasileira.
Os graves ataques ao Estado, há dois anos , precisam ser devidamente apurados e responsabilizados, sob o risco de fragilizarmos os compromissos estabelecidos com nossa Constituição Brasileira, negando a justiça necessária para defender nossa democracia.
O Brasil merece isso.
Andréa Álvares, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos
Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos