Por: Djalma Scartezini, CEO da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS)

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um desafio que tem avançado, mas ainda há muito a ser feito. A Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) desempenha papel crucial nesse cenário, atuando como ponte entre o meio empresarial e pessoas com deficiência. Nosso trabalho é sensibilizar o setor privado sobre a importância da diversidade e da inclusão, além de mostrar como essas práticas podem gerar benefícios para toda a sociedade.

Entretanto, para que a empregabilidade de pessoas com deficiência seja realmente acelerada e inclua esses profissionais em cargos de alta liderança, as empresas precisam adotar uma postura mais proativa. Isso requer mudanças culturais profundas, que passam pelo engajamento da alta gestão, pela criação de políticas inclusivas robustas e pela adaptação de ambientes e ferramentas de trabalho. Investir em programas de treinamento e sensibilização, além de adaptar processos de recrutamento e seleção para que se tornem acessíveis, são passos fundamentais.

É preciso haver compromisso em oferecer oportunidades de desenvolvimento e progressão de carreira para essas pessoas, criando um ambiente onde todos tenham chances reais de crescer profissionalmente. A REIS defende que a inclusão de pessoas com deficiência seja prioridade estratégica das empresas, assumindo a cota para atingir o mínimo da reserva legal de cargos. Caso contrário, não alcançaremos uma sociedade diversa e inclusiva.

Conheça aqui o Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas 2023-2024.