Eixo temático

• Público Interno

• Cadeia de Valor

• Comunidade e Sociedade

 

Data de início

2008

 

Principal objetivo da prática

Promover o voluntariado corporativo através de ações sociais, visando estimular a solidariedade e apoiar instituições na comunidade do entorno da Patrus Transportes por meio da Associação Instituto Marum Patrus (Imap), em consonância com os conceitos de responsabilidade social empresarial.

 

Motivação

A Patrus Transportes, empresa patrocinadora da Associação Instituto Marum Patrus (Imap), tem entre seus princípios “valorizar as relações humanas” e “ser sustentável”. O IMAP, por sua vez, tem como missão (estabelecida em 2008) “investir na promoção humana, disseminando conhecimentos, valores e atitudes solidárias, criando uma rede de ações permanentes com a participação de todas as unidades, localizadas nas diversas regiões do país onde a empresa atua”.

 

Descrição da prática

A campanha anual Um Dia Patrus para Provar convida todos os colaboradores da empresa, em todas as unidades da Patrus Transportes (atualmente são 67), a realizar uma ação social em alguma instituição de assistência, ONG, comunidade ou família carente, atuando como voluntários de uma equipe social formada especificamente para essa finalidade.

Cada equipe conta com um líder social, escolhido entre os voluntários, responsável pela coordenação e prestação de contas da ação promovida seja numa instituição reconhecida pela seriedade do trabalho realizado, seja em uma comunidade ou família carente. As necessidades do público a ser beneficiado são levantadas previamente, em uma visita feita pela equipe, para definir a natureza da atividade a ser executada no dia da campanha, chamado de Dia D. Entre outras ações possíveis de realizar, destacam-se:

As equipes buscam empresas parceiras que queiram apoiar a iniciativa, patrocinando alguma doação ou empréstimo, arrecadam recursos (através da venda de produtos alimentícios aos colegas de trabalho, por exemplo).

A Unidade da Patrus é o ponto de encontro da equipe, ou das equipes (no caso de Unidades maiores), em dia e horário definidos pelo líder e pelos voluntários, sob a coordenação do Imap. Todos vestem a camiseta da campanha e os veículos para a entrega das doações são enfeitados com faixa (ou cartaz) e balões nas cores azul, branco e vermelho, para chamar atenção para a causa. Cada instituição ou comunidade recebe uma lembrança entregue pelo líder social ao responsável local, com registro fotográfico ou audiovisual do momento, para marcar a campanha Um Dia Patrus para Provar.

O programa normalmente ocorre entre os meses de julho e setembro de cada ano. A Equipe do Imap é responsável por acompanhar sua realização em todas as Unidades e consolidar os dados finais.

 

Parcerias

Clientes, fornecedores, padarias, supermercados, bandas de música, artistas de teatro/circenses podem contribuir com doações (de todo tipo de material), empréstimos (de brinquedos, de fantasias etc.), apresentações musicais, peças teatrais, espetáculo circense etc.

Os personagens Soli & Dariedade, representados por dois colaboradores da Patrus Transportes, divulgam os programas socioambientais do Imap e realizam campanhas diversas de maneira lúdica e interativa, utilizando a linguagem mais adequada para cada público.

 

Investimento

Os valores variam de acordo com cada ação realizada, investidos em itens como:

 

Ferramentas de gestão

De 2008 a 2011, os resultados da campanha foram reportados por planilhas preenchidas pelo líder social de cada equipe. Em 2012 e 2013, as informações foram publicadas no blog criado especificamente para o programa, tais como:

A divulgação do programa é feita por meio de vídeos institucionais e consta do Relatório de Sustentabilidade da Patrus Transportes.

 

Resultados e benefícios

Em 2012:

 

Em 2013:

 

Contato

Nome: Clores Juliana Barros de Souza

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Associação Instituto Marum Patrus (Imap)

Setor: Organização não governamental

Porte: Pequeno

Localização: Minas Gerais

Website: www.patrus.com.br