Na última quarta-feira (13), a Alliance for Integrity iniciou oficialmente suas atividades no Brasil, em um momento no qual a corrupção é intensamente discutida pela sociedade brasileira. Aproveitando o grau de conscientização da sociedade, essa iniciativa busca envolver diversos atores na construção e promoção de soluções para fortalecer a integridade eCompliance no setor privado.

O encontro aconteceu na Câmara Brasil-Alemanha da Indústria e Comércio, em São Paulo, e contou com a presença de representantes do setor privado, de organizações da sociedade civil e de órgãos governamentais.

Abriram o evento o embaixador da Alemanha, Dirk Brengelmann, e o secretário executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Carlos Higino. Em seguida, diversos especialistas falaram sobre os desafios e as oportunidades na área anticorrupção e compliance no Brasil, entre eles, Caio Magri, diretor executivo de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos. Ele falou sobre os próximos passos a serem dados na agenda de integridade do país, além de ressaltar a importância da regulamentação dos acordos de leniência (mais conhecidos como ‘delação premiada’), de modo que as empresas possam colaborar em investigações e, ao mesmo tempo, ter amparo jurídico para isso.

Alliance for Integrity
Após uma fase piloto na Índia, a Alliance for Integrity iniciou suas atividades no Brasil e em Gana. O foco do projeto é conectar experts locais e diversos setores da sociedade interessados em desenvolver soluções práticas em prol do fortalecimento da integridade.

Na Índia, a Alliance for Integrity realizou uma pesquisa, com a ajuda das Associações da Indústria Indiana e Alemã, na qual executivos deram a sua opinião sobre os maiores desafios no combate à corrupção. Com o intuito também de identificar pontos de partida para o trabalho da iniciativa, um estudo semelhante está em andamento no Brasil.

Em primeiro plano, o trabalho no país será reunir o maior número de agentes, a fim de trazer soluções práticas para o compliance empresarial. Já são parceiros da Alliance for Integrity o Instituto Ethos, a CGU, a Transparência Internacional e a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU.

Fonte: Brasil-Alemanha News