Cartilha visa incentivar práticas de transparência na expatriação de executivos e empresas

No Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, o Grupo Temático Anticorrupção do Pacto Global lançou, em parceria com a EMDOC, a publicação “Imigração – Guia de boas práticas para o combate à corrupção no mercado de trabalho internacional”. O objetivo da cartilha é incentivar práticas de transparência na expatriação de executivos e empresas, levando em consideração as premissas presentes na Lei Anticorrupção.

A publicação traz recomendações envolvendo o Ministério do Trabalho, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça e Cidadania, Polícia Federal, Receita Federal, Banco Central e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Estamos certos de que ele ajudará as empresas a adotarem um padrão ético nas relações com as autoridades migratórias, o que confere sustentabilidade e credibilidade aos negócios no Brasil”, comenta André Oliveira, presidente da Rede Brasil do Pacto Global e Diretor Jurídico e CCO da BASF América do Sul.

O Instituto Ethos é signatário do Pacto Global e participante do Grupo Temático Anticorrupção junto a outras organizações. O Ethos e Pacto Global são organizações parceiras, com o desenvolvimento de projetos em conjunto, como o guia “Combatendo a corrupção no patrocínio esportivo e nas ações de hospitalidade” e o Workshop Compliance e Mitigação de Riscos. Além disso, o Pacto Global e empresas participantes do GT Anticorrupção são também signatários do Pacto de Empresas pela Integridade e Contra a Corrupção, liderado pelo Ethos.

Sobre o Pacto Global
Criado pela Organização das Nações Unidas com a missão de engajar a comunidade empresarial na promoção de uma economia global inclusiva e sustentável, o Pacto Global é uma das maiores iniciativas voluntária, do mundo, para a responsabilidade corporativa. Está presente em 162 países e conta com mais de 13 mil participantes entre empresas e organizações sem fins lucrativos. Sua atuação está fundamentada em promover valor compartilhado entre empresas e a sociedade por meio da adoção dos Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Sobre o GT Anticorrupção do Pacto Global
Com foco na dimensão ética e de boa governança da sustentabilidade, o GT tem atuado no desenvolvimento de ferramentas e outros recursos para a implementação do 10º princípio, contra a corrupção. Entre as atividades realizadas, busca promover a capacitação em sistemas de compliance, a partir de metodologia própria desenvolvida por seus membros, com o objetivo de mitigar riscos. Também foi responsável pela versão em português do Guia Anticorrupção e Avaliação de Risco, lançado em outubro de 2015, e pela promoção do guia Combatendo a Corrupção no Patrocínio Esportivo e nas Ações de Hospitalidade.

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Pacto Global