Santo Caos acredita no fortalecimento de conexões para potencializar mudanças
O sócio diretor da consultoria Santo Caos, Jean Soldatelli, aborda nesta entrevista o quanto a diversidade e o engajamento de pessoas são desafios que, uma vez alcançados, correspondem a um diferencial. Para a consultoria, o engajamento é o conjunto de conexões racionais e emocionais entre pessoas e instituições com resultado positivo para ambos.
Além disso, o diretor fala sobre a parceria com o Ethos, que considera crucial para o cumprimento da missão a qual a Santo Caos se destina. Saiba porquê.
Ethos: A Santo Caos realizou um projeto de consultoria para o Ethos que será divulgado em breve. Qual a importância deste tipo de ação?
Jean Soldatelli: O trabalho de engajamento é importante para qualquer empresa. Já temos resultados comprovados de que ajuda a conhecer melhor o seu público e a partir de então ter maior comprometimento; afeta positivamente a produtividade; a inovação; estreita os laços ao dar ouvidos à opinião das pessoas e fomenta a percepção de pertencimento, pois a pessoa (que no caso pode ser um funcionário ou um cliente) sente que faz parte do processo. Além disso, observamos resultados em relação ao turnover e diminuição de custos para as empresas. No caso do Ethos, a proposta de engajamento é com os stakeholders e neste caso outros benefícios são alcançados, como a percepção da marca, a fidelização e o aumento da participação deste público nas atividades.
Ethos: Qual sua orientação como passo seguinte após o resultado da consultoria?
Jean Soldatelli: A consultoria é realizada em quatro etapas: diagnóstico, análise de acordo com perfis comportamentais, estratégias de engajamento e por último análise e mensuração de resultados, que avalia o que está dando certo no engajamento. Feito isso, é preciso trabalhar os cinco pilares do engajamento transversalmente na empresa: conscientização, compromisso, pertencimento, orgulho e compartilhamento.
Ethos: Como a Santo Caos se especializou em estratégias de engajamento?
Jean Soldatelli: Há quatro anos estudamos e desenvolvemos ações em engajamento. Cruzamos vários conceitos em um só. Como, por exemplo, comunicação com sociologia. Um método exclusivo da Santo Caos que conta com uma análise acadêmica, mas também empírica. Um formato também inédito.
“Uma companhia não consegue resultados sozinha e uma forma de fazer com que outras pessoas, público interno e externo, trabalhem junto com a empresa é através do engajamento”.
Ethos: O quanto engajar pessoas é importante?
Jean Soldatelli: Costumamos afirmar que uma empresa que não engaja seu público não obterá sucesso. Uma companhia não consegue resultados sozinha e uma forma de fazer com que outras pessoas, público interno e externo, trabalhem junto com a empresa é através do engajamento. Nós mensuramos isso numa pesquisa há 2 anos, realizada com 150 empresas, e o resultado foi que 97% dessas organizações colocaram o engajamento como uma alta prioridade. No entanto, este mesmo estudo mostrou que as empresas não sabem como fazê-lo.
Ethos: A pesquisa Demitindo Preconceitos, realizada pela Santo Caos, apontou que empresas com políticas de diversidade de gênero têm diversos benefícios. A partir destes dados como a consultoria orienta as companhias?
Jean Soldatelli: Sabemos o quanto a diversidade é importante, seja para alcançar metas, ou ainda na lucratividade das companhias. O que buscamos identificar é como a empresa trabalha a diversidade. A maiorias das organizações não deixa evidente se há uma política específica para LGBT, idosos, gênero… E se faz necessário que o fornecimento destas informações seja transparente. O que buscamos é que a companhia não aja de forma punitiva. Deve estar sensibilizada para o tema e implementar um trabalho personalizado. Não é uma receita de bolo, não adianta pegar o modelo de outras empresas e seguir. Se a cultura da companhia não presa a diversidade será preciso mudar esse conceito como um todo.
Ethos: Podemos dizer que a conquista do Selo Paulista da Diversidade é uma prova do quanto a Santo Caos implementou na prática o conceito por vocês pesquisado?
Jean Soldatelli: Há dois motivos para termos conquistado este selo. O trabalho de advocacy através dos estudos que trazem a causa à tona. O Demitindo Preconceitos foi o primeiro estudo com este viés no país que ouviu funcionários e gestores e o estudo PcD S/A foi o mais abrangente na questão dos PcD’s. O segundo motivo são as práticas internas, como políticas de diversidade claras e aplicadas no dia a dia, quanto a forma de vestir, falar… procuramos trabalhar com as pessoas mais diversas possíveis e fomentamos a contratação de diferentes faixas etárias.
Ethos: Como identificaram que a proposta de entregas diferenciadas, mais especificamente de forma lúdica, seria interessante para o ambiente corporativo?
Jean Soldatelli: Parte do nosso trabalho de engajamento é que as informações sejam transmitidas da mesma forma que as pessoas falam e absorvem. Temos visto que os formatos mais criativos, como vídeos e animação, têm tido uma boa aceitação.
Ethos: De que forma vocês acreditam que a associação ao Instituto Ethos poderá potencializar as ações da Santo Caos?
Jean Soldatelli: A nossa parceria é crucial para nossa missão como empresa. Nosso trabalho de engajamento é de fortalecimento de conexões. Percebemos esta mesma visão no Ethos. Um princípio de “ganha-ganha”, onde podemos auxiliar as empresas a atuar de forma consciente.
Por Rejane Romano, do Instituto Ethos