Resultado é fruto de pesquisa sobre avaliação e comportamento da utilização dos serviços do instituto

O Instituto Ethos fez uma pesquisa, em parceria com a Lafis, para entender como seus associados viam a atuação e quais os desafios e oportunidades para o instituto. O trabalho foi realizado em três meses e contou com entrevistas de empresas associadas com diferentes portes e perfis, a fim de entender com profundidade como a associação com o Ethos pode alavancar os negócios e promover uma gestão sustentável e responsável da empresa.

Entre os resultados encontrados na pesquisa, estão a credibilidade da marca Ethos, o uso dos Indicadores Ethos como ferramenta de gestão e o cadastro no Pró-Ética.  Os associados também avaliam como excelente ou de alta qualidade grande parte dos produtos e oportunidades oferecidas pelo instituto. Entre os pontos a avançar estão: aproximar o trabalho do instituto à realidade das pequenas e médias empresas além de promover a participação dos associados nos grupos de trabalho.

No ponto de vista das empresas, entre os maiores desafios para as organizações quando o tema é desenvolvimento sustentável estão: colocar em pauta questões a longo prazo quando a prioridade das empresas é se sustentar no curto prazo; enxergar valor, inclusive financeiro, nas ações de sustentabilidade e educar os colaboradores para a importância do tema.

Sobre as razões desta pesquisa, Milene de Almeida, coordenadora de relacionamento com associados do Ethos, comenta que “uma das premissas da nova gestão do Instituto Ethos, é fortalecer o relacionamento com nossos associados. Para atingir tal objetivo, diversas ações estão sendo planejadas e implementadas. A mais recente foi uma parceria com a Consultoria Lafis com o objetivo de avaliar a utilização dos nossos serviços, assim como a nossa marca. Ficamos honrados em constatar que as nossas iniciativas e a nossa credibilidade continuam fortes no universo corporativo. Esse resultado fomenta nosso comprometimento com nossos associados pois enfatiza nossa missão em construir uma sociedade mais justa e sustentável. ”

Na pesquisa também foi observado que o nível de satisfação dos associados em relação ao Ethos é muito bom. “A pesquisa que realizamos para a Ethos apresentou um resultado bastante positivo em relação a análise do indicador de satisfação dos associados, este indicador é notavelmente superior em comparação à média vista em demais organizações no mercado.  Esta avaliação poderá ser monitorada nos próximos anos com o objetivo contínuo de promover serviços alinhados as percepções de seus associados”, finalizou Alexandre Franco, da Lafis.

 

Por Bianca Cesário, do Insituto Ethos

Foto: Unsplash