Evento contou com a participação de líderes dos três setores, incluindo Ana Lucia de Melo, do Ethos

No último dia 21, a gerente executiva de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos, Ana Lucia de Melo, participou do Seminário Compliance Sebrae, em Brasília, junto a lideranças de empresas, como a Siemens e do setor público, como a Controladoria Geral da União (CGU). O objetivo do encontro era debater as questões de integridade para as pequenas empresas e promover o alinhamento estratégico entre os parceiros.

Durante o painel “Boas Práticas e Lições Aprendidas com a Aplicação de Programas de Compliance e Iniciativas Correlatas”, Ana compartilhou a experiência do Ethos na promoção da integridade na cadeia de valor, focando na atuação de pequenas empresas. “Existe uma concepção inexata de que o compliance é uma realidade apenas para grandes empresas. Temos, por meio das iniciativas que conduzimos de Cadeia de Valor, inclusive com pequenos negócios, nos empenhado em demonstrar exatamente o contrário”, afirma.

Da mesa também participaram José Carlos Martins, da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC) e Lino Gavioli, da Siemens, que compartilharam experiências e caminhos possíveis na prevenção e combate à corrupção, além de Marcelo Hallai e Gilberto Socoloski, ambos do Sebrae, que apresentou informações do Programa Empresa Íntegra, uma parceria com a CGU, que divulga a Lei Anticorrupção para os pequenos negócios e incentiva a implementação de medidas de compliance, ajustadas à sua realidade.

As pequenas empresas são maioria no país e, portanto, responsável por geração de emprego e renda. A partir desta realidade, o Instituto Ethos desenvolveu uma ferramenta de promoção da sustentabilidade específica para elas, os Indicadores Ethos-Sebrae para Micro e Pequenas Empresas. Conheça o material aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Charles Damasceno