Evento contou com a participação da Unimed do Brasil que compartilhou a experiência realizada entre seus cooperados

No dia 11 de julho, a reunião do GT Integridade do Instituto Ethos discutiu promoção da integridade na cadeia de valor e contou com a participação de Ana Lúcia Custódio, do Ethos e Leandro Alves Rosa, da Unimed do Brasil, para apresentarem o programa Cadeia de Valor, iniciativa em parceria com o Ethos para promoção da integridade junto a suas cooperadas. No encontro, foram apresentados os resultados já colhidos no primeiro ciclo do programa.

A Unimed tem uma alta capilaridade no território brasileiro e conta com unidades em todos os estados do país. Entre os objetivos do plano de ação identificado no diagnóstico do primeiro ciclo do programa estava o de estimular que as cooperadas implantassem códigos de conduta, uma ferramenta essencial para pactuar princípios de atuação e comportamentos esperados de colaborados e parceiros, a partir da sensibilização para a temática da promoção da integridade.

O como fazer o combate à corrupção e estimular práticas de integridade ainda é um desafio para as empresas. Para isso, Amanda Rocha, da Alliance for Integrity, apresentou também o programa para empresas de pequeno e médio porte de prevenção e combate à corrupção, que utiliza metodologia internacional. Rocha também compartilhou as oportunidades para pequenas e médias empresas que, em treinamento oferecido pela Alliance, tem chance de fazer networking e conhecer a fundo as práticas de grandes empresas sobre a área de compliance e combate à corrupção. Conheça os detalhes aqui.

Ao final, os resultados das discussões realizadas nas reuniões temáticas foram apresentados. Confira como foi a reunião sobre whistleblower aqui e beneficiário final aqui.

Conheça as iniciativas do Ethos sobre Integridade aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: