Medida visa oferecer mais qualidade de vida e acompanhar as tendências mundiais
A partir desta sexta (06) o Instituto Ethos passará a fechar às 15h às sextas-feiras, reduzindo a carga horário dos trabalhadores celetistas de 4o para 37 horas. A mudança segue tendência mundial em países europeus e tem como objetivo incentivar a produtividade dos funcionários e momentos de lazer. Países como a França, Canadá, Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Chile tem jornadas de trabalho menores que as de 44 horas, estabelecida no Brasil.
Uma experiência na Suécia mostrou que ao ter a carga horária reduzida para 30 horas, funcionários de uma casa de cuidados de idosos aumentaram sua produtividade, seu nível de felicidade. Outro hospital no mesmo país, experimentou resultados positivos ao reduzir a jornada, como a diminuição drástica no absenteísmo e aumento da produtividade. A Sexthou, como é conhecida a jornada reduzida no Instituto Ethos, será aplicada até o final de fevereiro de 2018, quando será feita uma avaliação do piloto a fim de verificar sua efetividade.
“Reduzir a jornada de trabalho às sextas-feiras é uma nova política adotada pelo Ethos a fim de contribuir para uma maior qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras da organização. Espero que nossa política possa inspirar as empresas, reconhecendo que há um movimento crescente nessa direção”, pontuou Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos
Foto: Pexels