Iniciativa reconhece os programas de integridade das empresas na prevenção e combate à corrupção
Um total de 23 empresas foram reconhecidas hoje (06), em Brasília, pelo Empresa Pró-Ética 2017 durante a 4ª Conferência Lei Empresa Limpa. Dentre as empresas reconhecidas 70% são associadas ao Instituto Ethos. O prêmio reconhece a adequação do programa de integridade das empresas participantes aos requisitos do Pró-Ética, avaliando o desenvolvimento de mecanismos de compliance e de prevenção e combate à corrupção.
O programa é uma iniciativa única, com um Comitê Gestor composto por representantes de diferentes setores da sociedade, que se apresenta como um importante caminho para o aprimoramento da relação público-privada diante de um contexto em que a corrupção está em evidência e que o país precisa promover mecanismos para a retomada da confiança da sociedade.
Para estar apta para a avaliação do programa Pró-Etica a empresa deve ser signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e preencher anualmente a plataforma de monitoramento dos compromissos do Pacto, que ocorre através do preenchimento do Guia Temático – Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção.
As empresas associadas ao Ethos têm acesso a diversos instrumentos para auxiliá-las na implementação e aprimoramento dos programas de integridade e para percorrer o caminho até o reconhecimento do Pró-Ética. As atividades do Grupo de Trabalho de Integridade, assim como o Guia Temático, são exemplos de ferramentas que podem apoiar as empresas nessa trajetória.
““Ficamos muito felizes em acompanhar o desenvolvimento das nossas associadas nesta temática, alcançando um prêmio tão importante quanto este. O Pró-Ética estimula o desenvolvimento de práticas mais íntegras e éticas no setor dos negócios, por meio do reconhecimento público e suas políticas e práticas. Com o esforço coletivo das empresas, um novo cenário na prevenção e combate à corrupção tanto internamente quanto na relação público-privada é possível de ser deslumbrado. Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais e por isso somos parceiros desde o início e nos orgulhamos disso”, pontuou Felipe Saboya, gerente executivo de Relações Institucionais do Instituto Ethos, que participou do evento em Brasília.
A lista abaixo indica as empresas reconhecidas pelo Empresa Pró-Ética que são Associadas Ethos:
- 3M
- ABB
- CCEE
- Duratex
- Enel
- Granbio Investimentos
- Granenergia Investimentos
- Icts
- Itau Unibanco
- Natura
- Neoenergia
- Nova Sb
- Radix
- Siemens
- Souza Cruz
- Tecnew
“A avaliação do cadastro é rigorosa e o número de empresas que o compõe ainda é baixo frente ao universo total de empresas brasileiras. Assim, os desafios colocados na atualidade que exigem uma melhora significativa das empresas em seus programas de integridade. Por outro lado, o número de empresas que estão se inscrevendo e tentando aderir ao cadastro tem crescido e sido recorde a cada ano. Isso mostra que, se por um lado as empresas ainda precisam amadurecer para elevar seus negócios a um novo patamar de integridade, de um modo geral elas estão se familiarizando cada vez mais com o tema e se engajando com a promoção da ética como parte estratégica na sua gestão de negócios”, comenta Marina Ferro, gerente executiva de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos. Neste ano, o número de empresas que se candidatam ao Pró-Ética aumentou 92% em relação ao ano passado, o de empresas avaliadas foi 131% superior a 2016.
Conheça sobre o Empresa Pró-Ética aqui.
Conheça o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção aqui
Foto: CGU