Diálogo irá abordar como a inclusão faz bem para os negócios

Atualmente a população brasileira apresenta: mais de 54% de pretos e pardos; 51,5% de mulheres; 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência: mental, motora, visual ou auditiva, o que corresponde a 24% da população total do país; e, estima-se que 20 milhões de pessoas são LGBT – não levando em conta as pessoas intersexo. Ao observar este quadro é perceptível o quanto a agenda da diversidade é imprescindível para o setor corporativo.

Para além de questões como proporcionar um ambiente de trabalho que respeite e valorize as diferenças e se amplie através das trajetórias e visões de mundo sob diferentes percepções, se faz necessário conceber os ganhos para o ambiente de negócios.

Através desse prisma, a Conferência Ethos 20 anos em São Paulo irá realizar o painel: Gestão Estratégica da Diversidade: como potencializar a interseccionalidade para dialogar sobre como as empresas podem assumir a gestão da diversidade estrategicamente.

Como fortalecer o caráter transversal dos mecanismos que criam um ambiente aberto às diferenças sem perder de vista a necessidade de valorizar as singularidades? Este será um dos pontos a serem abordados na discussão que já tem as presenças confirmadas de Margareth Goldenberg, gestora-executiva do Movimento MUlheres 360 e Eliane Ranieri, membro do grupo diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS). E, irá contar ainda com representantes do Fórum de Direitos Humanos LGBTI+ e do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT).

O painel acontece no dia 25 de setembro, às 17 horas e para participar é necessário inscrever-se aqui.

Reconhecimento
Até o dia 31 de agosto empresas de todos os segmentos podem se inscrever no Guia Exame de Diversidade, uma iniciativa que conta com a parceria do Instituto Ethos, que terá a primeira edição da premiação ainda este ano. Para saber mais sobre o Guia clique aqui.

Ethos e a agenda da diversidade
A diversidade está no DNA do Ethos, que desde a fundação viabiliza estratégias e ferramentas para trabalhar essa agenda no ambiente corporativo.

Alguns exemplos são: o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, cujo a primeira edição foi em 2003; o manual O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT (2013); e, os Guias Temáticos:  Indicadores Ethos-MM360 Para Promoção da Equidade de Gênero (2015), Indicadores Ethos-CEERT – Guia Temático: Promoção da Equidade Racial (2016) e os Indicadores Ethos – Guia Temático: Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (2018).

Conferência Ethos 20 anos em São Paulo
Nos próximos dias 25 e 26 de setembro, o público inscrito para a Conferência Ethos 20 anos que acontecerá no Expo Barra Funda, em São Paulo, poderá conferir, em seis palcos simultâneos, no formato 360°, mais de 90 horas de diálogos sobre temas como: direitos humanos, integridade, meio ambiente, tecnologia, compliance, gestão sustentável, empresas e negócios, empreendedorismo e economia.

Saiba mais sobre a Conferência Ethos 20 anos em São Paulo aqui.

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Anton Darius – Unsplash