Guia Temático integra o rol de indicadores para promoção da inclusão

“Nossos temas de diversidade precisam de indicadores”. Com essa frase Reinaldo Bugarelli, fundador do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, iniciou sua fala no evento que apresentou às empresas a proposta de criação do Guia Temático para Promoção dos Direitos LGBTI+, que aconteceu na última quinta-feira (23), na sede da JLL.

“O maior desafio que o Ethos teve ao longo de sua história, ao fomentar junto às empresas a promoção de uma sociedade mais justa e sustentável, foi definir os temas a serem trabalhados. Mas, a agenda da diversidade, que é extremamente estratégica, sempre foi uma de nossas escolhas por possibilitar que através dela as empresas auxiliem na diminuição das desigualdades sociais”, observou Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

A diretora-adjunta do Ethos, Ana Lucia de Melo Custodio, apresentou o histórico de Guias Temáticos do instituto, que inclui ferramentas de autodiagnostico para as temáticas de: gênero, raça e pessoas com deficiência, entre outros. “Não partimos do zero para este trabalho. Ele vem de uma construção e se propõe a ter o engajamento das empresas a fim de que os avanços tenham celeridade”, destacou a diretora-adjunta. Para saber mais sobre os Guias Temáticos dos Indicadores Ethos, clique aqui.

A proposta é que por meio da ferramenta as empresas tenham parâmetros para estimular a melhoria das práticas. Além de, auxiliar no monitoramento dos compromissos assumidos pelas signatárias do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

Neste momento, o Ethos se dedica a captação de recursos para viabilizar a criação do Guia Temático. As empresas interessadas em apoiar a iniciativa devem enviar e-mail para: [email protected] ou ligar para (11)3897-2411.

Panorama das signatárias do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
Um dos períodos do encontro se destinou a apresentação dos resultados obtidos com a pesquisa realizada pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ juntos as suas signatárias, quanto aos 10 compromissos assumidos. Saiba mais sobre os compromissos aqui.

Das 57 empresas que compunham o Fórum, na ocasião de realização da pesquisa, 55 responderam ao questionário. Dentre as questões destacam-se que 27% das empresas respondentes não tem uma área específica para as questões de diversidade e, destas, 45% tem 5 ou mais colaboradores dedicados ao tema. Dentre as áreas que merecem uma maior atenção para o desenvolvimento de boas práticas nesta agenda, Bulgarelli destacou que a promoção de iniciativas junto cadeia de valor das empresas, o incentivo aos  direitos LGBTI+ na comunidade e o estímulo ao desenvolvimento profissional serão pautas a serem trabalhadas. Neste ponto, “os Guias Temáticos são ferramentas fantásticos para gestão. Auxiliam de fato no avanço da promoção da diversidade”, concluiu Bugarelli.

 

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: JLL