Jovens do projeto XILOCEASA criaram xilogravuras para ilustrar a trajetória do instituto

Apostando em um formato diferenciado, o Ethos inovou ao usar xilogravuras na identidade visual da campanha dos 20 anos do instituto. “Assim que fomos apresentados à ideia de utilizar as xilogravuras para ilustrar nosso percurso entendemos o quanto há de sinergia entre a forma como as histórias do Ethos são abordadas nessa coleção e o trabalho realizado pelos jovens que integram o projeto, sob a perspectiva de talhar realizações”, disse o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, durante o lançamento do material que reúne 4 fascículos, uma linha do tempo, e uma websérie com 5 vídeos.

Um material sobre a trajetória do instituto em suas diversas frentes de atuação na temática da responsabilidade social. Desafios, conquistas, marcos, entrevistas e histórias que precisam ser rememoradas com ilustrações atuais, vibrantes e diversas. Um paralelo ao modelo de sociedade justa e plural que o Ethos ambiciona.

Para desenvolver as xilogravuras o Ethos contou com 7 jovens artistas do Instituto Acaia, através do projeto XILOCEASA, primeiro grupo formado no Acaia, em 2005, por adolescentes da oficina de xilogravura que, na sua maioria, residiam nas redondezas do CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.

Fabrício Lopez, coordenador do Ateliê Acaia, nos conta sobre o projeto voltado para estreitar o convívio entre pessoas de culturas diferentes, estimulando crianças e adolescentes a repartir o espaço e máquinas, destinado à criação artística. Um ambiente no qual a premissa é ser um lugar de estar. Onde as pessoas ali queiram estar.

Ethos: Como surgiu a ideia do Instituto Acaia?

Fabrício Lopez: O Instituto Acaia surge através de uma livre iniciativa promovida pela artista plástica Elisa Bracher com o intuito de atender as crianças e jovens que moravam no entorno do Ceasa, nas Favelas do 9, Favela da Linha e Cingapura Madeiriti. Diante de uma vontade de aproximar diferentes classes sociais em torno do fazer, diversas práticas foram oferecidas ao longo dos 20 anos de atuação, com compromisso de acolher toda e qualquer criança ou jovem que tivesse interesse e ou necessidade de frequentar o instituto.

Ethos: Quantas pessoas são atendidas pelo projeto no momento?

Fabrício Lopez: No momento, constituímos o ateliescola acaia (escola formal) com atuais 30 crianças na educação infantil, 100 crianças no Ensino Fundamental l e 35 jovens em cursos livres, além de mães e familiares no período noturno.

Ethos: Como foi a participação dos alunos da XILOCEASA na campanha de 20 anos do Ethos?

Fabrício Lopez: Os jovens tiveram muito a agradecer a equipe do Ethos pelo encaminhamento e favorecimento dos trabalhos que desenvolveram com xilogravura e foram plenamente assimilados no projeto da campanha. A partir de uma rotina semanal, produziram gravuras exclusivas contemplando os temas elencados pelo Ethos.

“Os jovens tiveram muito a agradecer a equipe do Ethos pelo encaminhamento e favorecimento dos trabalhos que desenvolveram com xilogravura…”

Ethos: Como você enxerga a sinergia entre o trabalho realizado pelos educandos com relação a campanha de 20 anos do instituto?

Fabrício Lopez: A reflexão e o engajamento produzidos pela equipe do instituto foram extremamente preciosas já que conjugaram duas situações muito caras para nós: ação pedagógica, com o aprofundamento nos diversos temas de relevância mundial e capacitação profissional, já que tiveram a oportunidade de lidar com uma situação real de trabalho, cronograma e produção.

“A reflexão e o engajamento produzidos pela equipe do instituto foram extremamente preciosas…”

Para adquirir os trabalhos da XILOCEASA basta encaminhar pedidos através do e-mail: [email protected]

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