18 empresas já são signatárias da iniciativa
O Instituto Ethos, a FGVethics e a IFC, membro do Grupo Banco Mundial, lançaram nesta quarta-feira (8), uma iniciativa para promover o fortalecimento do setor de infraestrutura no Brasil e a construção das bases para sua autorregulação.
As três organizações estão unindo esforços para facilitar um processo de diálogo amplo e transparente com os diversos stakeholders do setor de infraestrutura e a sociedade em geral para endereçar importantes desafios do setor ligados à ética, integridade, transparência e ao combate à corrupção. As organizações entendem que a solução desses desafios demanda ações conjuntas e não somente atitudes individuais. O resultado desse processo será a implementação da autorregulação em infraestrutura.
A iniciativa entende que uma ação coletiva do setor para endereçar temas como ética transparência e integridade é essencial para atingir o desenvolvimento sustentável de longo prazo e assegurar a competitividade do setor de infraestrutura.
Nos próximos meses, as organizações facilitarão uma série de encontros, discussões e workshops contando com a participação de empresas de engenharia, construtoras, operadores de infraestrutura, bancos e financiadores, seguradoras, associações de classe, agências multilaterais, entre outros. Até o momento, 18 empresas são signatárias da iniciativa e várias outras organizações também já estão engajadas no processo de construção da iniciativa.
O lançamento aconteceu em São Paulo, em evento que contou com a presença do Ministro da CGU Wagner Rosário. “Essa iniciativa é essencial para que as empresas de infraestrutura que tiveram problemas e pagaram suas multas possam trabalhar em modelos éticos e transparentes. E, para que as demais não cometam os mesmos erros. O governo quer uma relação ética e sustentável entre o público e o privado. Essa iniciativa de autorregulação é um caminho para o fomento à integridade do setor”, concluiu.
Foto: Clovis Fabiano