Montadora busca ampliar diálogo sobre a agenda socioambiental

Acreditando no diálogo para construção de valor, a Toyota passa a integrar o quadro de associadas Ethos e a desfrutar dos benefícios dessa parceria. Viviane Mansi, Sustainability and Communication Officer – Latin America, nos conta como a montadora irá focar energias em temáticas voltadas à sustentabilidade, inclusão e meio ambiente.

Ethos: Por que a Toyota decidiu se associar ao Ethos?

Viviane Mansi: Além de respeitar a envergadura de discussões promovidas pelo Ethos, a Toyota quer participar mais ativamente das discussões que importam quando o assunto é sustentabilidade. Fizemos uma reflexão importante sobre onde colocar a nossa energia e agora queremos nos engajar nessas discussões, que passam por temas como mobilidade, segurança viária, diversidade e inclusão, desenvolvimento das nossas comunidades e proteção do meio ambiente.

“Fizemos uma reflexão importante sobre onde colocar a nossa energia e agora queremos nos engajar nessas discussões, que passam por temas como mobilidade, segurança viária, diversidade e inclusão, desenvolvimento das nossas comunidades e proteção do meio ambiente”.

Ethos: Qual a sua expectativa a partir dessa associação?

Viviane Mansi: Nossa expectativa é aprender, trocar boas práticas com outras empresas e ampliar nosso diálogo em torno dos nossos compromissos socioambientais e de sustentabilidade.

Ethos: Atualmente, como a Toyota insere a sustentabilidade em suas estratégias de negócio?

Viviane Mansi:  A sustentabilidade faz parte do nosso negócio. Nossos produtos estão sendo desenvolvidos dentro de um conceito cada vez mais eficiente – por exemplo, até 2025 não devemos produzir mais carros somente à combustão. Também envolvemos toda a nossa cadeia de valor, de fornecedores a concessionários, para fomentar a sustentabilidade, melhor gestão de água e energia e contribuir com as nossas comunidades de entorno. Além disso, por meio da Fundação Toyota, que completa 10 anos em 2019, temos grandes projetos ambientais, como o Projeto Arara Azul, Águas da Mantiqueira, Projeto Toyota Apa Costa dos Corais e Ambientação (onde compartilhamos uma metodologia de gestão da Toyota para resolução de problemas).

Ethos: De que forma o Ethos pode colaborar com as práticas da Toyota?

Viviane Mansi:  O Ethos fomenta discussões importantes, que nos permite participar, refletir e melhorar as nossas práticas. Acreditamos muito no diálogo para construirmos valor.

“O Ethos fomenta discussões importantes, que nos permite participar, refletir e melhorar as nossas práticas”.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash