A população pôde conhecer, na prática, a importância dos 17 ODS
Das salas de reuniões para a praça. Foi assim a concepção do projeto que pretende popularizar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Chamado de Caminhão Conhecendo os ODS, a iniciativa movimentou nos meses de junho, julho e início de agosto as cidades de Joinville (SC), Manaus (AM) e São Paulo (SP). Diretamente, nos três locais, 24, 4 mil pessoas puderam vivenciar, na prática, como os ODS podem contribuir para a melhoria da qualidade de suas vidas, da vida das futuras gerações e como cada um pode fazer a sua parte.
O contato da população das três cidades com os ODS se deu por meio de atividades práticas, em formato de serviços, oficinas, palestras, atrações artísticas e culturais e, ainda, brincadeiras, realizadas em praças públicas dessas localidades. Todas as atividades estavam relacionadas a cada um dos Objetivos e suas 169 metas.
Aulas de culinária sustentável, com o aproveitamento integral de alimentos, oficinas de compostagem, serviços de saúde, apresentações práticas sobre o funcionamento de energia solar e importância da preservação de mananciais, rios e oceanos, além da preservação da fauna e valorização de uma educação de qualidade. Essas foram algumas das mais de 30 atividades realizadas em cada uma das cidades. Em todas, o ponto em comum: um caminhão, que abrigava informações, exposição de fotos e vídeos, e experiência em realidade virtual, igualmente relacionadas aos ODS.
A primeira cidade a receber o evento foi Joinville (SC), no dia 6 de julho, onde teve a participação direta de 4,7 mil pessoas. Em Manaus (AM), a iniciativa chegou no dia 27 de julho, junto com a Virada Sustentável da cidade, e atraiu 3,2 mil pessoas. A terceira cidade a receber o projeto foi Rio Claro (SP), onde participaram 4,3 mil pessoas. As três cidades foram escolhidas por abrigarem unidades de produção da Whirlpool Corporation, signatária do Pacto Global pelos ODS e patrocinadora do projeto.
A iniciativa, inédita no país, foi desenvolvida pela NTICS Projetos, com sedes em São Paulo e no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Atuando há 16 anos com o desenvolvimento de programas socioambientais para empresas que querem transformar comunidades ao seu redor, a NTICS se apresenta com a missão de desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, com foco em conscientização ambiental e propagação de cultura e arte.
“Desde o começo, nós pensamos em um projeto que pudesse mostrar, de forma clara e prática o que são os ODS, a importância da adoção Agenda 2030 por empresas, governos e o cidadão comum. O resultado foi melhor do que esperávamos. Nas três cidades, tivemos uma adesão maravilhosa ao projeto e o compromisso assumido pelos parceiros locais de continuar atuando para a difusão dos ODS”, explica a CEO da NTICS, Ana Carolina Xavier.
Segundo Ana Carolina, para o próximo ano, a expectativa é levar o projeto para outras 12 cidades do país.
“O Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (Unic) conheceu o projeto em Manaus e conseguimos também importantes apoios, como o Movimento Nacional dos ODS e seus braços em Santa Catarina e Joinville. Esses apoios foram importantes para validar o projeto. E agora a ideia é levar todas essas ações de propagação da Agenda 2030 para mais cidades”, disse.
Mobilização e participação popular
Para engajar a população em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a NTICS começou a mobilizar a população das três cidades ainda no mês de março passado. Foram convidados a fazer parte da mobilização instituições públicas e privadas, escolas, universidades, empresas e qualquer pessoa que se identificasse com o tema e pudesse multiplicar as informações sobre a Agenda 2030.
“O projeto foi totalmente interativo para que pudéssemos mobilizar o maior número possível de pessoas, de todas as faixas etárias. E esse chamado foi ouvido por dezenas de pessoas em cada cidade, que ajudaram a pensar a programação e mostraram trabalhos já realizados nesses locais em torno dos ODS”, explica Ana.
Como fase preparatória para a chegada do Caminhão, no início do mês de junho foram realizadas nas três cidades uma atividade de conscientização com estudantes do ensino fundamental, a maior parte da rede pública. Eles ajudaram a confeccionar bandeiras com as cores de cada ODS escrevendo, em recortes de tecidos, o que desejam para suas cidades até o ano de 2030. As bandeiras com as aspirações dos estudantes foram apresentadas no evento principal de cada cidade.
Outra atividade preparatória realizada, dessa vez nas cidades de Joinville e Rio Claro, foi a pintura da Rota dos 17 ODS. Também no mês de junho, grupos de voluntários de diferentes instituições públicas e privadas pintaram símbolos, desenhados pelas equipes, de cada um dos Objetivos em 17 pontos das duas cidades. A Rota foi pensada para ser percorrida a pé ou de bicicleta. Todo o percurso, já com algumas fotos das pinturas, pode ser visualizado neste link.
Talks
Para envolver governanças locais, empresas e representantes da sociedade civil, foi realizado também o evento Talks Conhecendo os ODS, sempre um dia antes da ação principal. Em formato de mini palestras, a intenção foi mostrar um panorama sobre a aplicação dos ODS pelos setores público e privado, terceiro setor, com exemplos de iniciativas que deram certo em cada um desses segmentos.
Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030.
Cada um dos objetivos trata de uma área diferente, mas estão interligados. São eles:
1 – Erradicação da Pobreza.
2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.
3 – Saúde e Bem-Estar.
4 – Educação de Qualidade.
5 – Igualdade de Gênero.
6 – Água Potável e Saneamento.
7 – Energia Acessível e Limpa.
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.
10 – Redução das Desigualdades.
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
12 – Consumo e Produção Responsáveis.
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.
14 – Vida na Água.
15 – Vida Terrestre.
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site http://ntics.com.br/caminhaoods.
Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation é a maior e principal empresa de eletrodomésticos do mundo, com vendas anuais de aproximadamente 21 bilhões de dólares, 92 mil funcionários e 65 centros de fabricação e pesquisa de tecnologia em 2018. A Companhia é responsável pela comercialização dos produtos da Whirlpool, Brastemp, Consul, KitchenAid, Maytag, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras marcas importantes, em quase todos os países do mundo. Para mais informações sobre a empresa, acesse: WhirlpoolCorp.com ou acompanhe nosso perfil no Twitter em @WhirlpoolCorp.
Por: Whirlpool Corporation e NTICS Projetos
Foto: Alessandra Capretz