Conferência Ethos 2020 chega ao 15º dia
Em mais uma semana de Conferência Ethos 2020, os temas continuam atuais e plurais. Todos os painéis são transmitidos ao vivo pelo canal do Ethos no YouTube e podem ser acessados gratuitamente a qualquer momento.
Confira a programação desta quinta-feira, 8 de outubro:
15h20 – Crise no Pantanal e o legado da deslegitimação da fiscalização – como o Brasil enfrenta essa tragédia?
O Pantanal vive a maior tragédia ambiental das últimas décadas. Nesse diálogo, vamos abordar sua correlação com o desmatamento e com as queimadas na Amazônia, e o pano de fundo político e econômico que marca a ameaça ao bioma brasileiro.
Para dialogar sobre essa importante questão: Cristina Cuiabália, gerente de Pesquisa e Meio Ambiente da Estância Ecológica Sesc Pantanal; Gustavo Figueirôa, integrante da Comunicação no Instituto SOS Pantanal; Marcio Astrini, ambientalista e secretário-executivo do Observatório do Clima; e, Flavia Resende, coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Instituto Ethos
16h50 – O acesso universal à informação e o avanço de sociedades de conhecimento inclusivas
O objetivo do painel é promover o diálogo sobre as correlações entre a transformação digital, avanços da ciência, cooperação internacional, acesso à ciência e modos de enfrentamento às desigualdades. O painel irá abordar as implicações para o âmbito do desenvolvimento sustentável e para os direitos humanos, do acesso universal à ciência, bem como estratégias para enfrentar as restrições ao acesso à informação e à produção científica e os incentivos que desfiguram a premissa do acesso universal, como a questão do impacto.
Participações de: Julia Rocha, coordenadora interina do programa de Acesso à Informação da Artigo 19; Juliana Meireles Fortaleza, pesquisadora da Secretaria de Desenvolvimento Institucional da Embrapa; Vanessa de Arruda Jorge, tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e, Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos.
18h20 – Ameaça aos Direitos Humanos – o emblema de um país violento e desigual
Débora Diniz, antropóloga, professora de direito na UnB, diretora adjunta da IPPFWRH e professora visitante na Brown University; Douglas Belchior, fundador e professor do movimento Uneafro Brasil e integrante da Coalizão Negra por Direitos; e, Scarlett Rodrigues, analista de Projetos do Instituto Ethos irão observar a questão dos direitos humanos.
O objetivo do painel é promover o diálogo sobre como a sistemática violência e intimidação aos defensores e ativistas dos Direitos Humanos e a criminalização ou desqualificação dessa atuação no Brasil, representam uma ameaça à democracia e à trajetória do combate às desigualdades.
19h30 – Advocacy: uma estratégia para trazer mudanças com alto impacto social
O objetivo do painel é promover uma conversa entre profissionais que atuam com Advocacy nos mais diversos setores, desde o setor privado ao terceiro setor. A finalidade é falar sobre o conceito de Advocacy, compartilhar conhecimentos sobre estratégias e ações utilizadas para trazer mudanças estruturais e com alto impacto social.
Glaucia Barros, diretora Programática no Brasil e coordenadora da área de Governabilidade Democrática e Bens Públicos para a América Latina da Fundação Avina; Isabella Henriques, diretora executiva do Instituto Alana; Rodrigo Santini, líder da Marca e Missão Social na Ben & Jerry’s Brasil; e, Daniela Castro, diretora do Pacto pelo Esporte e membro do Comitê Gestor do Rating Integra, são as presenças confirmadas para o diálogo.
Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos
Foto: Pexels