Possibilidades de recuperação pautadas em gênero estarão em diálogo
A Conferência Ethos 2021 permite, a quem acompanha semanalmente o evento, uma jornada de narrativas conectadas que possibilitam análises e endereçam possíveis caminhos para os dilemas da atualidade. Seja nos painéis ao vivo, que acontecem as quintas-feiras, ou nos vídeos que estreiam às terças-feiras, todos os temas têm convergências que se encontram na transversalidade de agendas, que ao primeiro olhar podem parecer distintas. O melhor é que, mesmo quem não consegue acompanhar os painéis ao vivo ou assim que são publicados, tem acesso irrestrito e gratuito a todo conteúdo no canal do Ethos no YouTube.
Para essa quinta-feira, 03 de junho, vamos discutir possibilidades de recuperação pautadas em gênero e raça, e falar sobre a necessidade de governos, empresas e comunidades repensarem o que pode ser feito em relação à equidade.
Pensar na importância dos mecanismos de amparo e defesa; além de iniciativas, como a AfroGooglers, que já estão sendo implementadas e podem inspirar e mobilizar outras empresas para a diversidade racial, também chamam atenção na programação.
Teremos painéis ao vivo e vídeos que serão exibidos em primeira mão. São diferentes conteúdos, para serem consumidos como e quando o público quiser. Para a finalidade que interessar: enriquecimento pessoal, treinamentos empresariais, informação e muito mais!
Programação do dia 3 de junho
15h – ao vivo – Recuperação da economia sob a ótica da prioridade de gênero
Convidadas:
Eliane Leite Malteze – especialista em Gestão Estratégica para Educação, conselheira do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil e fundadora da Uzoma Diversidade
Solange Ledi – professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Aline Nascimento – coordenadora de Diversidade no Instituto Identidades do Brasil (ID_BR)
16h30 – ao vivo – O desamparo e a vulnerabilidade das mulheres e meninas na pandemia
Convidadas:
Debora Diniz – pesquisadora e professora de Direito na Universidade de Brasília (UnB)
Silvia Souza – advogada, ativista feminista e antirracista, especialista em advocacy no Congresso Nacional
17h40 – Um coletivo que ajuda mudar uma empresa – caso AfroGooglers
Convidada:
Karen Novaes – Líder do AfroGooglers e recrutadora no Google
Vídeo de lançamento do dia 1 de junho
O vídeo com a representante da Ipsos, Natalie Lacey. nos alerta sobre pesquisas que apontam uma maior confiança no papel das empresas para o pós-pandemia e que o elemento principal para a equidade de gênero é “arrumar a casa”, com revisões dos salários para as mesmas funções.
Pensar na importância de como as empresas poderão contribuir com essa agenda perpassa pelas ações que devem ser adotadas hoje.
Como destacou Natalie, “tomar medidas para alcançar e realmente reduzir a diferença de gênero começa com as empresas na forma como estruturam seus pacotes de remuneração e na forma com que reconhecem o valor de diferentes grupos que fazem parte de sua força de trabalho”. Assista ao vídeo.
Saiba mais sobre a Conferência Ethos 2021 em: https://www.conferenciaethos.org/
Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos
Foto: Pexels