A Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão é uma iniciativa que visa avaliar e distinguir publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão adotadas pelas empresas que atuam no Brasil.
É uma realização do Instituto Ethos, com o apoio do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360, da Rede Empresarial de Inclusão Social e da Época Negócios, da Editora Globo.
As empresas participantes serão reconhecidas por sua atuação em prol da equidade de gênero, racial e geracional, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+.
Além do reconhecimento, a participação também funciona como uma importante ferramenta de diagnóstico. Todas as participantes que preencherem todo o questionário terão acesso gratuito a um relatório de desempenho; empresas associadas ao Instituto Ethos, além disso, podem comparar o próprio status com a média das participantes nos diversos aspectos do questionário.
Metodologia
A qualidade técnica do questionário e do processo de pontuação e seleção das empresas tem como parceiro o Instituto Ethos, instituição precursora na inserção da diversidade como elemento essencial da gestão responsável para a sustentabilidade.
O Instituto Ethos desenvolve, desde sua fundação, uma série de referências para as companhias brasileiras sobre diversidade, dos quais destacam-se a série do Perfil Social, Racial e de Gênero das Maiores Empresas e Suas Ações Afirmativas e os guias temáticos de Diversidade dos Indicadores Ethos. A parceria técnica à pesquisa tem o objetivo de estimular que mais companhias desenvolvam ações de promoção da diversidade, incorporando-a em suas estratégias de negócio.
O questionário de avaliação da Pesquisa Ethos/Época de Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão avaliará a promoção da diversidade e inclusão nas empresas considerando quatro níveis de adesão:
- Cumprimento ou tratativa inicial;
- Iniciativas e práticas;
- Políticas, procedimentos e sistemas de gestão;
- Eficiência.
São, ao todo, 12 itens de avaliação: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, diversidade e governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial, promoção dos direitos LGBTI+, promoção da equidade geracional.
Além da identificação das ações desenvolvidas pelas empresas, a avaliação considerará o desempenho quantitativo das companhias, que apresentarão o perfil de diversidade da liderança e de seus quadros funcionais, se aprovadas para a segunda fase da pesquisa. Entendemos que a disponibilização de dados para o processo ainda é um desafio para as empresas. Nesse sentido, o peso da avaliação dos dados quantitativos e qualitativos será de 30% e 70%, respectivamente.
A partir da análise do desempenho geral, setorial e por aspecto de diversidade, a companhia participante poderá ser reconhecida publicamente entre as melhores em seu porte, setor ou por sua atuação em prol da equidade de gênero, da equidade racial, da equidade geracional, da inclusão da pessoa com deficiência, e da promoção dos direitos LGBTI+.
A metodologia da pesquisa foi criada a partir da adaptação da série de guias temáticos desenvolvidos pelo Instituto Ethos e seus parceiros (Indicadores Ethos-MM360 para a Promoção da Equidade de Gênero; Indicadores Ethos-CEERT para a Promoção da Equidade Racial; Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência; Indicadores Ethos-Fórum para a Promoção dos Direitos LGBTI+ e do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e Suas Ações Afirmativas).
Inscrição e cronograma
Para participar do processo de avaliação, a empresa terá de responder o questionário pela plataforma on-line dos Indicadores Ethos e submeter a planilha com os dados de perfil de diversidade de seus quadros.
- Etapa 1: preenchimento do questionário
- Conheça o regulamento da iniciativa e a política de uso dos Indicadores Ethos, que pressupõem que o usuário responsável pelo preenchimento tem autorização expressa de sua empresa para responder o questionário da pesquisa. Acesse também a planilha de apoio;
- Acesse o site dos Indicadores Ethos;
- Ingresse usando seu login e sua senha. Novos usuários devem cadastrar-se na plataforma. O login será o e-mail informado e a senha deverá ser criada pelo próprio usuário. Importante: o sistema irá enviar um link para a ativação do seu cadastro. Caso demore a receber a mensagem, verifique sua caixa de spam;
- Cadastre sua empresa no sistema ou recupere o cadastro já efetuado. O cadastro da empresa é identificado sempre por seu CNPJ. A alteração dos dados do responsável pela empresa no sistema é realizada por procedimento específico indicado no próprio sistema;
- Acesse a opção “Autodiagnóstico” e selecione o questionário “Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão” em “Guias Temáticos”;
- Após a seleção do questionário “Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão”, aperte o botão “responder questionário qualitativo” e inicie o preenchimento. As respostas são salvas automaticamente pelo sistema;
- O relatório de diagnóstico individual estará disponível assim que as respostas forem liberadas, em formato on-line (para todas as empresas) ou em PDF (disponível somente para associadas ao Ethos). Por se tratar do resultado de autoavaliação que será posteriormente apurada, pedimos às empresas que mantenham sigilo sobre seu desempenho e as demais informações obtidas por meio do relatório de diagnóstico.
Prazo de envio dos dados qualitativos: 06 de fevereiros de 2025
- Etapa 2: análise do desempenho
Após a finalização do prazo da etapa 1, Instituto Ethos analisará as respostas e selecionará os destaques gerais, setoriais, por aspecto de diversidade e por evolução de desempenho.
As empresas selecionadas na análise de desempenho serão contatadas para apresentar evidências e os dados quantitativos das informações prestadas no questionário e confirmar os melhores desempenhos e destaques. É válido ressaltar que os dados quantitativos inseridos na plataforma do Instituto Ethos não serão divulgados na reportagem sem autorização da empresa inscrita.
Prazo de envio dos dados quantitativos: 10 de março de 2025
Nota de confidencialidade: as empresas que não forem selecionadas para a etapa de apuração jornalística, não terão seus nomes divulgados publicamente. Se selecionada, sua empresa deverá apresentar os dados quantitativos, a partir da orientação do Instituto Ethos.
- Etapa 3: apuração jornalística
Após o envio dos dados quantitativos, os resultados são analisados a fim de estabelecer e selecionar as empresas classificadas para a fase de reconhecimento.
A partir das informações declaradas na etapa de autoavaliação, as empresas classificadas para a fase de apuração recebem a solicitação de informações adicionais pela equipe da revista Época Negócios (apuração jornalística), como maiores detalhes sobre as práticas declaradas na autoavaliação e dados quantitativos que permitam a ponderação da nota final de classificação.
Prazo de apuração jornalística: 14 de abril de 2025
- Etapa 4: avaliação por especialistas
Os resultados da pesquisa serão compartilhados com especialistas da Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360 e da Rede Empresarial de Inclusão Social, que se reunirão para comentar e validar as conclusões da pesquisa.
Prazo de avaliação do comitê: 21 de abril de 2025
Principais etapas
Todo o processo de participação é gratuito. Inscreva a sua empresa e participe até 06 de fevereiro de 2025.
Saiba mais
Nova edição da Pesquisa Ethos/Época vai reconhecer as empresas mais inclusivas e diversas do país
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A Pesquisa Ethos/Época de Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão tem o apoio de: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, Fórum LGBTI+, Movimento Mulher 360, Rede Empresarial de Inclusão (REIS) e da Época Negócios, da Editora Globo.
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