Confira os principais tópicos que serão discutidos nos diálogos da semana

A organização em rede para a proteção do meio ambiente é algo fundamental para assegurarmos o cumprimento dos objetivos climáticos e o Instituto Ethos sabe bem disso. Desde a COP26 essa pauta já é levantada pelo Instituto, e agora ela retorna na Conferência Ethos, em que a Marina Esteves, coordenadora de Projetos em Meio Ambiente do Instituto Ethos abordará questões pertinentes sobre a descarbonização.

Ações coletivas e atuação multissetorial como ferramentas para a proteção do Meio Ambiente (13/09 – 15h)

O que são as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) e qual o seu papel no enfrentamento ao aquecimento global? Como o produto “As diretrizes para ação e ambição climática”, fruto da IV CBMC (Conferência Brasileira de Mudança do Clima) aponta compromissos para apoio, orientação e engajamento dos governos subnacionais em prol das pautas climáticas?

 

Participante:

Marina Esteves, coordenadora de Projetos em Meio Ambiente do Instituto Ethos.

 

Ball oferece: Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas (15/09 – 15h)

Você já parou para pensar como está a equidade de gênero dentro da sua empresa? Um estudo da McKinsey, “Diversity wins: How inclusion matters”, apontou que times com mais de 30% das posições executivas ocupadas por mulheres têm maior chance de apresentar melhor performance financeiramente. Nesse sentido, a Ball apresentará o painel “Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas”, que discutirá iniciativas das empresas para atrair e conter talentos diversos, valorizando a pluralidade de ideias e criando um ambiente saudável e seguro.

Participantes:

Juliana Soares, coordenadora de Mobilização e Relacionamento com associados do Instituto Ethos (moderação);

Leizer Pereira, fundador e CEO na Comunidade Empodera;

Milene Schiavo, sênior principal na Korn Ferry;

Suellen Moraes, gerente de Diversidade e Inclusão da Ball na América do Sul.

Mídias sociais como porta voz político-social de minorias (15/09 – 16h10)

Você sabia que, hoje, o Brasil possui 447 milhões de dispositivos digitais para um total de 214 milhões de habitantes? Destes dispositivos, 242 milhões são smartphones que estão em uso no momento. Neste diálogo, a Conferência Ethos tratará sobre a forma que as mídias sociais promovem a disseminação de informação e visibilidade de grupos minorizados. De que forma o acesso a dispositivos digitais e o alcance comunicacional promovido pela sociedade midiática reverberam vozes invisíveis, excluídas e marginalizadas?

 

Participantes:

Letícia Leal, coordenadora de redes sociais no Nós, mulheres da periferia

Monique dos Anjos, mestranda em divulgação científica pela Unicamp, jornalista e consultora de comunicação antirracista.

Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos de Direitos Humanos do Instituto Ethos

 

Acompanhe a Conferência Ethos

Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash