Inovação social em habitação e enfrentamento à crise climática: como atuar de maneira efetiva?

Com a aproximação da COP27, em 06/11, evento em que as principais nações mundiais se unem para discutir e encaminhar propostas para o enfrentamento à crise climática, a Conferência Ethos estreia o mês de novembro com atividades sobre a transição energética no Brasil e os principais pontos de atuação empresarial no enfrentamento às mudanças do clima.

É fundamental que as empresas entendam o seu papel de protagonismo dentro dessa e de outras agendas que impactam positivamente a sociedade.

E por falar em impactos positivos, a Gerdau preparou um painel para te apresentar a iniciativa “Reforma que Transforma”. Quer saber mais detalhes? Confira abaixo a programação da semana que vai ao ar pelo canal do Instituto Ethos no YouTube:

Caminhos para a Transição Energética no Brasil – 01/11, às 15h

Neste painel, Lincoln Morales, da Enel, traz os destaques do estudo Caminhos para a Transição Energética no Brasil, produzido em parceria entre Enel e Deloitte. O estudo analisa o cenário da transição energética no país e a importância da geração de energia limpa e renovável, contribuindo para a manutenção da temperatura terrestre em 1,5° C.

Participante:

Lincoln Morales, head de Criação de Valor Compartilhado e Sustentabilidade da Enel

Gerdau oferece: Inovação Social em Habitação como ferramenta de transformação – 03/11, às 15h

O objetivo da atividade é apresentar o projeto “Reforma que Transforma”, iniciativa de investimento de impacto da Gerdau com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de 50 mil brasileiros por meio de reformas de mais de 13 mil residências insalubres até 2030.

Participantes:

Fernando Amiky Assad, cofundador da Nova Vivenda;
Marco Gorini, cofundador e CEO do Grupo Din4mo;
Paulo Boneff, gerente geral de Responsabilidade Social Corporativa da Gerdau e gerente geral do Instituto Gerdau;
Rita Teixeira, coordenadora de Captação e Relacionamento do Instituto Ethos (mediação).

Atuação empresarial pelo enfrentamento à crise climática – 03/11, às 17h

Nessa atividade, realizada em parceria com a Câmara Espanhola, vamos dialogar sobre a atuação das empresas pelo enfrentamento e mitigação às mudanças climáticas. Em novembro deste ano será realizada a COP27 no Egito e, nesta perspectiva, o setor privado tem importantes desafios, entre eles estão a transição energética, a descarbonização de suas operações, optando por fortalecer iniciativas de levantamento de riscos e vulnerabilidade, bem como mecanismos de relato, demonstração e divulgação financeira das práticas empresariais em clima. Como as empresas devem atuar pelo enfrentamento à crise climática?

Participantes:

Beatriz Giacomini, gerente de Comunicação e Relações Externas na Repsol Sinopec;
Bernardo Graciolli Moreira Barroso, especialista em Sustentabilidade na Mapfre;
Juliana Speranza, especialista em Mudanças Climáticas na Neoenergia;
Renato Meirelles, Câmara Espanhola (mediação).

Acompanhe a Conferência Ethos

Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels