O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social notificou a Americanas, sua associada desde outubro de 2017, que o Conselho Deliberativo decidiu pela suspensão preventiva da empresa, pelo período de seis meses. O Comitê de Ética avaliou as respostas enviadas pela empresa após os questionamentos do Instituto Ethos, enviados no dia 19 de janeiro, com referência ao anúncio de inconsistências no balanço da empresa no valor de R$ 20 bilhões.
Ao associar-se ao Ethos, a empresa se comprometeu com a Carta de Princípios do Instituto. Com base nas informações prestadas pela empresa, os comunicados públicos e as notícias veiculadas pela imprensa, o Comitê de Ética avaliou os pontos que dizem respeito a responsabilidade social, à integridade e ao diálogo com as partes interessadas e concluiu que não há evidências suficientes que indicam o cumprimento desses princípios.
A partir do recebimento do ofício, a Americanas tem 30 (trinta) dias para apresentar recurso contra a decisão, sem efeito suspensivo, à Assembleia Geral. Caso o processo siga inalterado, ao longo dos próximos seis meses os membros do Comitê de Ética do Instituto Ethos vão acompanhar os passos e as atitudes tomadas, na prática, pela Americanas. Somente depois desse prazo irá realizar uma nova avaliação e tomar uma nova decisão, mediante condições a serem cumpridas.
Por: Analítica Comunicação – Assessoria de Imprensa do Instituto Ethos
Foto: Americanas/Divulgação