Diálogos relacionaram a intersecção entre as agendas de integridade e direitos humanos

Na última terça-feira, o Grupo de Trabalho de Integridade do Instituto Ethos reuniu-se em um encontro enriquecedor e impactante, conduzido pela Marcela Greggo, coordenadora de Projetos de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção do Instituto Ethos. Com o foco em celebrar os 10 anos da Lei Anticorrupção, as empresas associadas engajaram-se ativamente nas discussões, promovendo um diálogo essencial sobre os avanços e desafios dessa importante legislação.

O evento contou também com uma palestra da Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos, também do Instituto Ethos. Em seu discurso, Scarlett abordou a profunda relação entre integridade empresarial, direitos humanos e combate às desigualdades. “Vivemos em um dos países mais desiguais do mundo. O impacto da corrupção e falta de transparência contribuem para a manutenção das desigualdades”, destacou ela.

Scarlett ressaltou a responsabilidade das empresas na promoção da igualdade e reparação dos danos causados pelas desigualdades, enfatizando a importância dos programas de integridade e compliance. Ela também abordou a necessidade de atenção à saúde mental e o combate ao trabalho escravo, além de explicar os princípios de Due Diligence (Devida Diligência), um processo fundamental para identificar riscos e mensurar o impacto das atividades das empresas.

As empresas participantes do encontro saíram com uma visão ampliada sobre a interconexão entre integridade empresarial, direitos humanos e responsabilidade social. A discussão em torno dos 10 anos da Lei Anticorrupção trouxe à tona a necessidade contínua de aprimorar as práticas empresariais para contribuir ativamente com um ambiente mais ético, justo e inclusivo.

O Instituto Ethos celebra o envolvimento e comprometimento das empresas associadas que participaram do encontro do GT de Integridade. O engajamento ativo no diálogo sobre a Lei Anticorrupção e a palestra de Scarlett Rodrigues reforçam a importância da parceria entre empresas e sociedade na busca por um futuro mais justo e igualitário.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels