Você já pode conferir os resultados da Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão de 2024, uma iniciativa cujo objetivo é analisar e reconhecer publicamente boas práticas de empresas que atuam no Brasil e que estão comprometidas com ações efetivas para a promoção da equidade de gênero, raça, idade, inclusão de pessoas com deficiência e promoção dos direitos LGBTI+.

Coordenada pelo Instituto Ethos em parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Rede Empresarial de Inclusão Social e a Época Negócios, da Editora Globo, os resultados da última edição foram lançados no dia 14 de junho e você pode conferir clicando aqui.

O que a pesquisa avalia?

A pesquisa analisa diferentes aspectos das práticas empresariais, que vão desde a garantia de equidade salarial até a promoção de lideranças diversas. Ela reconhece empresas que estão implementando políticas eficazes e serve como uma ferramenta de diagnóstico importante, permitindo que elas identifiquem áreas de melhoria, compartilhem experiências e se engajem na construção de um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

A análise constitui a mais ampla verificação de práticas de diversidade, equidade e inclusão do país, que contempla 12 frentes da gestão do tema nos negócios: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial, promoção dos direitos LGBTQI+ e promoção da equidade geracional.

Qual o nosso papel no desenvolvimento da Pesquisa? 

O Instituto Ethos é precursor na inserção da diversidade como elemento essencial para uma gestão responsável e sustentável dos negócios. Sendo assim, participa do desenvolvimento da metodologia da pesquisa, criada a partir da adaptação de uma série de guias temáticos desenvolvidos pelo Instituto Ethos e seus parceiros; e da coordenação do processo de avaliação, ajudando a garantir uma pesquisa abrangente, criteriosa e relevante para as empresas brasileiras. Além, é claro, da parceria técnica que tem o objetivo de estimular que mais companhias desenvolvam ações de promoção da diversidade em suas estratégias de negócio.

Resultados da pesquisa de 2024

Este ano a pesquisa contou com 204 empresas participantes, o que representa um acréscimo de 5% em relação ao ano anterior. Ao todo 52 empresas foram reconhecidas, de 20 diferentes setores da economia, reconhecidas nas cinco categorias: Mulheres, Étnico-Racial, Pessoas com Deficiência, Pessoas LGBTI+ e Geracional, e que demonstraram seu compromisso público com a promoção da diversidade, equidade e inclusão como parte de suas estratégias de negócio. Das 52 empresas que receberam o reconhecimento, 26 são associadas ao Ethos.

Confira os principais destaques:

A Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade e justiça social no ambiente corporativo brasileiro. Ao reconhecer e premiar empresas que estão liderando o caminho, inspira outras empresas a seguirem o exemplo e a adotarem práticas mais inclusivas em seus próprios locais de trabalho.

Todas as empresas participantes terão acesso gratuito a um relatório de desempenho e empresas associadas ao Instituto Ethos podem comparar o próprio status com a média das participantes nos diversos aspectos do questionário.

Parabenizamos a todas as empresas participantes da Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão de 2024!