Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade do banco, diz, em breve entrevista, que o evento é importante promotor do diálogo intersetorial.

Um módulo focado na análise de casos de negócios sustentáveis está sendo promovido pelo Itaú Unibanco na Conferência Ethos 2013, que vai realizar-se entre os dias 3 e 5 de setembro, em São Paulo.

Contando com o apoio da Anjos do Brasil, da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o módulo tem como objetivo analisar casos já em andamento em duas modalidades: Gestão da Cadeia de Valor e Produtos e Serviços.

Para comentar sobre a participação do Itaú Unibanco na Conferência, convidamos Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade do banco, que deu esta breve entrevista.

Instituto Ethos: Por que patrocinar a Conferência Ethos?
Denise Hills: Por acreditarmos que esse encontro é um importante fórum promotor do diálogo intersetorial, imprescindível para a construção de uma nova maneira de fazer negócios. Quando apoiamos iniciativas como essa, acreditamos que estamos contribuindo para a transformação das pessoas, das empresas, dos mercados e da sociedade.

IE: Qual é a importância de se divulgarem casos de negócios sustentáveis?
DH: O compartilhamento de modelos que estão dando certo, além de gerar conhecimento, traz à realidade a proposta de uma nova economia. Há um novo jeito de fazer negócios, cada vez mais conectado com os desafios da sociedade. E esse novo jeito é um dos principais indutores das transformações que estão acontecendo. Como instituição financeira, vemos no dia a dia que muita coisa está sendo feita nesse sentido.

IE: O Itaú tem alguma iniciativa para apoiar negócios sustentáveis?
DH: Apoiamos inúmeras iniciativas para a geração de negócios sustentáveis, com políticas de risco socioambiental, produtos de crédito, investimento e seguros, entre outras práticas. Há, por exemplo, uma forte atuação da Itaú Microcrédito, que já concedeu mais de R$ 140 milhões a empreendedores de baixa renda.

Outro exemplo é o Extreme Makeover, que nasceu em 2006. É uma parceria entre a Editora Globo, a Microsoft, a Claro e o Itaú. Anualmente, as empresas selecionadas recebem consultoria, equipamentos, softwares e serviços financeiros ao longo do projeto. Com divulgação mensal em forma de relato jornalístico pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN), da Editora Globo, demonstramos ao mercado que, independentemente do porte ou do ramo de atividade, qualquer empresa pode adotar as melhores práticas de gestão e assim tornar-se mais eficiente e sustentável.

Ações como a redução do uso de papel em razão de maior utilização de serviços eletrônicos pela internet também ficaram evidentes após a apresentação do projeto. Outra melhoria proporcionada pelo Extreme, é a redução da emissão de gases do efeito estufa, já que a utilização de meios eletrônicos elimina os gastos com malotes, serviços de entrega de valores e outras atividades que promovem a queima de combustíveis fósseis.

CONFERÊNCIA ETHOS 2013
Realização:
 Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social;
Parceiros Institucionais: Alcoa, CPFL, Natura, Vale e Walmart;
Parceiro Estratégico: Roland Berger
Patrocinadores “Master Apresenta”: Santander, Itaú Unibanco e Bradesco;
Patrocinadores Ouro: Bradesco, Itaú Unibanco e Santander;
Patrocinador Prata: Caixa;
Patrocinadores Bronze: Queiroz Galvão e Shell.

SERVIÇO
O quê: Conferência Ethos 2013, com o tema “Negócios Sustentáveis: Oportunidades para as Empresas e para o Brasil”;
Data: De 3 a 5 de setembro de 2013;
Local: Teatro GEO, no edifício do Instituto Tomie Ohtake;
Endereço: Rua dos Coropés, 88 (altura do nº 201 da Av. Brigadeiro Faria Lima) – Pinheiros, São Paulo (SP);
Inscrições: Pelo site www.ethos.org.br/ce2013.