Acima existem inclusões de arquivos javascript.

A transformação também vem dos pequenos

Projeto do Forum Empresa prevê a capacitação de pequenas e médias empresas em práticas de RSE

Foto: Marco Carvalho
Fórum: consciência e estratégia
Fórum: consciência e estratégia
> Foto ampliada

A conscientização dos grandes empresários quanto à importância de uma gestão responsável em suas organizações é uma luta que vem sendo travada com relativo sucesso. Entretanto, um programa com a atenção voltada para pequenas e médias empresas poderá tornar essa mudança ainda mais efetiva. O painel temático “Responsabilidade social nas Américas: desdobramentos do Projeto Forum Empresa – BID”, durante a Conferência Internacional 2007,  reuniu representantes de Brasil, Peru, El Salvador e Chile para falar de suas experiências no programa de capacitação de pequenas e médias empresas (PMEs).

Pablo Miguel Frederick Santibáñez, diretor-executivo de promoção de responsabilidade social do Forum Empresa, explicou a metodologia adotada pelo programa: “A idéia do projeto é facilitar a adoção de RSE pelas pequenas e médias empresas, mostrando que adotar processos sustentáveis representa um fator de competitividade no mercado”.

O projeto desenvolvido pelo Fórum Empresa, uma rede de 22 organizações empresariais de RSE da América Latina, começou a ganhar corpo em 2003 e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização dos Estados Americanos (OEA). A primeira etapa foi a criação de instrumentos de capacitação e comunicação de RSE, como um manual de conteúdos e cursos para consultores individuais nos quatro países envolvidos no projeto (*). Agora, a fase é de implementação. Ao todo, 41 empresas foram selecionadas, um número que tende a se multiplicar.

“Aprendemos muito sobre a responsabilidade social em meu país, mas é preciso mais. Muitos empresários ainda não acreditam nas vantagens de ser responsável e isso dá medo”, afirmou Henri le Bienvenu, diretor executivo do Perú 2021. Apesar disso, Henri ressalta que o saldo positivo foi o fortalecimento do conceito nos grupos-piloto de empresas envolvidas.

León Guzmán Gatica, gerente-geral da Acción RSE, do Chile, acredita que esse projeto poderá sensibilizar os empresários, mas ainda é preciso uma expansão de recursos. Ele destacou também a aprovação de uma lei de subcontratação no Chile, em que a grande empresa toma para si a responsabilidade pelos seus fornecedores.

Para Rhina Reyes, diretora-executiva da Fundemas, de El Salvador, a sistematização dos conceitos foi essencial para a consolidação da RSE. Rhina contou que os empresários questionam sempre o que eles ganharão com a mudança de paradigma, mas sabem que isso é um investimento. “Os latino-americanos não têm o costume de mensurar, de definir estratégias. A adoção de uma metodologia que possibilite um maior controle das ações e de seus resultados é essencial hoje em dia, porque os investidores estrangeiros valorizam a transparência nos acordos de livre comércio”, afirma.  

João Gilberto dos Santos, gerente de Relações Internacionais do Instituto Ethos, salientou que um dos grandes méritos do projeto é, além de conscientizar, orientar estrategicamente as PMEs. “O grande desafio é aprofundar esse trabalho nas pequenas e médias empresas e trazer as grandes como financiadoras do projeto de capacitação.” (Publicado em 15/06/2007)

(*) Todo o material preparado para a capacitação das PMEs estará acessível, em inglês, português e espanhol, no site do Forum Empresa (www.empresa.org), a partir de dezembro deste ano.


Fonte: Instituto Ethos

Image map Home
Multimídia
> TV Ethos
Conferência Internacional 2007 - Empresas e Responsabilidade Social

> Petrobras
Assista a Cobertura Petrobras

Logo Instituto Ethos
Logo Instituto Akatu
Logo Suzano
Logo Suzano
Resolução mínima: 800 x 600 px
© Copyright 2007, Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Todos os direitos reservados


Criação de desenvolvimento:  BABENKO