Agenda precisa ser estratégica para buscar soluções

No dia 22 de março foi celebrado o Dia Mundial da Água e o assunto foi tema do programa Radar Responsabilidade Social da última semana.

Caio Magri, diretor-presidente do Ethos, falou sobre a atuação do Instituto na agenda e ressaltou a importância das empresas no papel de preservar os recursos hídricos do planeta.

Em um cenário em que 1 bilhão de pessoas não têm acesso ao abastecimento suficiente de água no mundo, a agenda precisa ser estratégica para buscar soluções e as empresas têm papel fundamental na produção e conservação da água.

“Não existe nenhuma atividade econômica que não dependa da água, portanto as empresas têm absoluta dependência da água em processos produtivos e de gestão”, aponta Caio ao reafirmar que a água é algo fundamental e estratégico, principalmente em relação à indústria, à produção agrícola e aos serviços em geral.

É importante ressaltar que a água não faz parte apenas da agenda ambiental, o acesso a água é uma questão de justiça social, sendo um direito de todos os cidadãos. “Se não tivermos a capacidade em prover de forma básica o acesso de todas as pessoas a água e aos recursos hídricos, vamos caminhar para a destruição do planeta”, explica Caio.

Caio também levantou o fato de que a questão da água está intimamente ligada às mudanças climáticas e falou sobre a possibilidade da Conferência Nacional sobre Mudança do Clima ser sediada em Recife.

Ouça o programa completo.

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash