A lista das 13 empresas premiadas foi divulgada nesta segunda-feira (12/11). A cerimônia de entrega dos troféus ocorre no dia 11/12.

São treze as empresas vencedoras do Prêmio Eco 2012, pioneiro no reconhecimento de práticas sustentáveis no setor privado brasileiro. A lista dos premiados foi divulgada nesta segunda-feira (12/11) pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e a cerimônia de entrega dos troféus ocorrerá no dia 11 de dezembro de 2012, durante um almoço na Amcham-São Paulo.

Os ganhadores estão distribuídos nas duas modalidades do troféu:Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis) e Práticas de Sustentabilidade – esta subdividida nas categorias Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços e Sustentabilidade em Processos –, num total de 15 troféus.

Neste ano, o número de premiados cresceu. Em cada categoria, foram cinco os projetos vencedores, sendo três de grandes empresas e dois de pequenas e médias.

Na categoria Elis, que reconhece os melhores modelos de negócios e estratégias que incorporam a sustentabilidade, as vencedoras foram Elektro, IBM, Schneider do Brasil, Pontal e Vedic.

Na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Processos, ganharam BDF Nivea, Diageo, Procempa, Korin e Pontal. Já na categoria Produtos, venceram Embraer, Duratex, Santander, Precon e Vedic.

Cerimônia de premiação

Para a cerimônia de premiação, que ocorrerá em 11 de dezembro, foi convidada a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. E já estão confirmadas as participações de Eduardo Wanick, presidente e CEO da DuPont América Latina e presidente do Conselho da Amcham, Ricardo Abramovay, titular do Departamento de Economia da FEA/USP e autor do livro Muito Além da Economia Verde, e Jacques Marcovitch, especialista em pioneirismo empresarial, estratégia e inovação e professor da Universidade de São Paulo (USP).

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio Eco é pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas sustentáveis no Brasil. Desde 1982, essa premiação já mobilizou 2.117 companhias brasileiras e multinacionais, as quais foram responsáveis pela inscrição de 2.630 projetos.