Multinacional alemã, líder no segmento médico-hospitalar, adota os Indicadores Ethos
A partir de um reposicionamento de mercado que tem a integridade como diferencial competitivo, a B. Braun e o Instituto Ethos firmaram, no último dia 25 de abril, parceria para a implementação do programa Cadeia de Valor, que auxilia empresas a implementarem medidas de gestão sustentável junto aos seus distribuidores, fornecedores, clientes e demais parceiros de negócios.
O programa consiste na adoção do Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção, dos Indicadores Ethos, como ferramenta para o diagnóstico e planejamento de ações corretivas ou de aprimoramento a serem implementadas pelos seus participantes, incluindo atividades de capacitação, atendimento e assessoria individual.
Para Alvaro Americano, Head da Divisão Aesculap da B. Braun, este tipo de iniciativa contribui para a formação de um mercado mais ético e justo. “Queremos, com isso, demonstrar que é possível fazer essa construção, lado a lado com nossos parceiros, com respeito, coragem e transparência. A intenção é fazer com que toda nossa rede de distribuidores adote as mesmas boas práticas que nós adotamos na B. Braun Brasil, na matriz na Alemanha e em cada um dos países em que estamos presentes, no mundo. A B. Braun está convicta de que a conformidade é hoje um diferencial, mas temos a certeza de que, num futuro muito próximo, será uma exigência sem a qual não se fará negócios no Brasil”.
Pesquisa realizada pela consultoria KPMG revelou que, cerca de 40% das empresas brasileiras não possuem uma política anticorrupção implementada, apesar disso, já estão endereçando algumas ações para proporcionar a prática da função de Compliance e fortalecer os mecanismos de governança. Ainda segundo a pesquisa, quanto mais ética e transparente for a empresa, mais competitiva ela fica no mercado. “Atualmente o Brasil vive uma crise econômica e ética. Aderir ao Programa Cadeia de Valor é uma saída das empresas para se destacar no mercado. A iniciativa da B. Braun é pioneira e única no setor. Liderar um processo de sustentabilidade por meio da promoção da integridade nas relações de negócio certamente irá impactar positivamente o desempenho, a competitividade e os resultados de todas as partes envolvidas, assim como do próprio setor e do mercado”, destaca Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos, durante palestra de apresentação do programa para distribuidores de órteses, próteses, motores e instrumentais cirúrgicos da B. Braun.
Para a B. Braun, agir sustentavelmente significa promover boas práticas, assumindo genuinamente, o compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a cultura em cada região em que opera seus negócios. “Desde janeiro, estamos promovendo o resgate de valores fundamentais e engajando nossos colaboradores em nossa cultura corporativa. Queremos garantir a sustentabilidade do nosso negócio e nesse processo é fundamental que os nossos distribuidores também estejam alinhados com os objetivos da companhia”, reforça Neide Kawabata, Diretora-Presidente da B. Braun. “Somente através de iniciativas transformadoras nas comunidades e na sociedade, seremos capazes de construir um país mais justo para todos”, declara.
Segundo Daniele Bittencourt Lopes, Diretora Jurídica e de Compliance da B. Braun Brasil, nesse primeiro momento, somente distribuidores poderão participar da etapa de adesão ao programa e terão todo o apoio da B. Braun na implantação dos seus próprios programas de Compliance. O processo deverá durar até abril de 2018. “Queremos, cada vez mais, contribuir para a construção e consolidação de um mercado saudável de produtos para a saúde. Para a B. Braun a integridade é um valor do qual não abrimos mão, mesmo que isso impacte no resultado”, afirma ao ressaltar que, a partir do próximo ano, só serão aceitos como parceiros comerciais as empresas que tiverem aderido ao Programa Cadeia de Valor.