Evento vai acontecer em formato totalmente virtual e gratuito
A Conferência Ethos 2020 começa amanhã, totalmente renovada, atendendo a atual demanda que enfrentamos em tempos de pandemia da Covid-19. Totalmente virtual, por conta do necessário distanciamento físico para evitar a disseminação da Covid-19, o evento traz reflexões sobre temáticas que ganharam destaque no atual cenário.
A Conferência Ethos 2020, terá início no dia 2 de julho, às 15 horas, no canal do Ethos no YouTube, com a participação de Caio Magri, diretor-presidente do Ethos; Rosana Pinheiro Machado, antropóloga, professora da Universidade de Bath; e, Thiago Amparo, professor da FGV Direito SP e colunista da Folha de São Paulo.
Programação do primeiro dia:
Painel de abertura – 15 horas
O painel de abertura “Um mundo transformado”, promoverá um diálogo com o objetivo de transcorrer sobre como a pandemia global e a paralisação das economias transformou o mundo.
A principal problematização dessa abertura será quanto as assimetrias da sociedade, potencializadas com a pandemia. Uma análise sobre a estrutura social brasileira, quando, além do desemprego, subemprego e desalento, a vulnerabilização dos direitos civis se tornaram latentes.
Painel das 16 horas
“Cisnes Verdes e o Capitalismo Regenerativo” conta com a participação de John Elkington, fundador da Volans e cofundador da Environmental Data Services (1978) e da SustainAbility (1987) e Ricardo Young, presidente do Conselho Deliberativo do Ethos.
John Elkington é pioneiro do movimento global de sustentabilidade e autor de 19 livros, entre eles o best-seller “The Green Consumer Guide” e o mais recente “Green Swans: The Coming Boom in Regenerative Capitalism”.
O especialista britânico em responsabilidade social irá falar justamente sobre seu novo livro, “Green Swans: The Coming Boom in Regenerative Capitalism”, lançado em 2020, e sobre as novas formas de capitalismo que moldam o século XXI.
Painel das 17h10
Diálogo com economistas sobre os principais danos da retração econômica prevista pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para os países da América Latina e para o bloco de países emergentes.
Precisamos entender como o Brasil, pelo viés da política econômica, busca a mitigação desse cenário e quais são os alertas importantes para o setor privado e para a sociedade.
Desta forma, o painel: “A pior crise da história, o que isso significa?”, que conta com Rosa Maria Marques, ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), irá transcorrer sobre essa agenda tão importante, sobretudo para o atual momento.
Painel das 18h20
“O maior desafio da nossa geração e o papel das lideranças empresariais” irá abordar os compromissos expostos na Carta Aberta às Lideranças Empresariais, iniciativa do Capitalismo Consciente Brasil, Instituto Ethos, Plataforma Liderança com Valores, Sistema B Brasil, Gife, Akatu e Instituto Gesc.
A explicação sobre a iniciativa se dará com a participação de Andre Lopes Araujo, presidente da Shell Brasil; Jayme Garfinkel, presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro Seguros; Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B Brasil; e, Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.
Painel das 19h30
A forma como a Covid-19 ameaça e já tem afetado as populações indígenas no Brasil é – ou deveria ser – uma das grandes preocupações neste momento em que o país já tem mais de 1 milhão de contaminados pela doença. Uma situação acentuada pela invasão dos territórios indígenas, causadas, em grande parte, pelos exploradores que provocam violência, conflitos, destruição e desmatamento.
Para falar sobre essa questão, a Conferência Ethos irá contar com Dário Kopenawa, que assim como o pai, Davi Kopenawa, luta pela demarcação de terras e pela preservação dos modos de vida dos povos da floresta.
Há anos, Dário Kopenawa, denuncia nacional e internacionalmente a invasão das terras Yanomami demarcadas e o mal que o garimpo e outras invasões causam ao seu povo. A presença do Dário na Conferência Ethos irá nos ajudar a entender como pensar um desenvolvimento próprio para as florestas, pois há 520 anos, os povos da floresta enfrentam a violência, as doenças e a destruição de seus territórios. Por isso, eles são os maiores aliados para a proteção da floresta em pé, da biodiversidade e para conter os avanços das mudanças climáticas.
A live “Saberes, ciência, ética e a grandeza das florestas”, que contará com a participação de Philip Martin Fearnside, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus (AM) e colunista da Amazônia Real, além de ter recebido o Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) em 2007, encerrará o primeiro dia da Conferência Ethos 2020.
Conferência Ethos Virtual
Esse ano, todas as edições das Conferências Ethos acontecerão juntas em apenas um grande evento virtual e gratuito. O evento se reinventa de acordo com as necessidades do momento atual, assim São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Recife vão se expandir e não teremos barreiras geográficas para debater a sustentabilidade.
As atividades vão acontecer entre os meses de julho e dezembro, com painéis semanais, todas às quintas-feiras, a partir das 15 horas, transmitidos ao vivo através do canal do Ethos no YouTube.
Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos