Projeto oferece 6 mil euros a desenvolvedores e programadores que criarem soluções tecnológicas voltadas à política ou a temas anticorrupção.
A 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) abriu inscrições para o “IACC Hackathon”, concurso que premiará as melhores iniciativas tecnológicas para solucionar problemas ligados à corrupção. Podem participar programadores que criarem sites, aplicativos de redes sociais, aplicativos de smartphones ou mesmo máquinas e soluções de hardware, ou ainda qualquer pessoa que tenha ideias ligadas à transparência e combate à corrupção que possam ser discutidas no IACC Hackathon.
Entre os principais temas que podem inspirar os projetos, segundo a organização do prêmio, estão:
• o acesso a informações sobre uso de verbas públicas ou novas legislações;
• pesquisa de conjuntos de dados sobre questões relacionadas à corrupção;
• visualização de dados sobre conscientização;
• eficiência na comunicação da política; e
• crowdsourcing para organizações anticorrupção.
Além da premiação de 6.000 euros para apoiar a viabilização do projeto vencedor, outros participantes poderão ser convidados para participar da 15ª edição do IACC, principal fórum mundial sobre corrupção, que reúne chefes de Estado, sociedade civil e representantes dos setores público e privado, e ocorre em Brasília (DF), de 7 a 10 de novembro de 2012.
Para participar, basta que o programador inscreva sua ideia no site http://15iacc.org/get-involved/iacc-hackathon/hackathon-problem-proposal/language/pt/.
A IACC é o principal fórum mundial que reúne chefes de estado, sociedade civil e os setores público e privado para enfrentar os desafios, cada vez mais sofisticados, causados pela corrupção. É realizada a cada dois anos em uma região diferente do mundo e em, em 2012, o Brasil foi escolhido para sediar o evento. A 15ª IACC é organizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Amarribo Brasil, a Transparência Internacional e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.