Recuperação da economia aliada ao desenvolvimento sustentável será o ponto chave dos diálogos
O Conexões Ethos chega à Belo Horizonte com o objetivo de dialogar com as empresas, academia e sociedade local a busca pela recuperação da economia. Apesar da perda na participação do setor mineral, Minas Gerais tem opções e já se mostrou capaz de crescer, inclusive com os bons resultados do agronegócio.
“Frente a este cenário e os demais desafios que precisam ser enfrentados, é importante que, além do aprofundamento da transparência e integridade da segurança ambiental, a atividade industrial mineira construa uma trajetória para uma economia mais diversificada, sobretudo nas regiões onde o setor mineral atua”, destaca o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri.
Inclusive, quanto a questão mineral, se torna imprescindível resgatar a credibilidade e recuperar o crescimento da indústria do setor de mineração e dos negócios integrados a essa economia. “Para tanto, os diálogos a serem realizados na capital mineira irão abordar os aprendizados, a reparação de danos e a necessidade em produzir mais integridade, transparência e segurança ambiental, com o compromisso das empresas e do poder público”, explica Edson Lopes, gerente-executivo, responsável por Promoções e Eventos no Ethos.
Promover a integridade, recuperar a economia, crescer, erradicar a pobreza e dar conta do desenvolvimento sustentável são os grandes desafios do Brasil e do mundo no século XXI. Considerando a realidade mineira, para crescer, a atividade industrial local precisará discutir essa trajetória, sua inovação e diversificação. Além disso, é fundamental que o planejamento industrial e as políticas públicas de Minas Gerais possam ser orientados pela agenda do desenvolvimento sustentável.
Como o contexto social, econômico e político, nacional e estadual, corroboram para o melhor entendimento, engajamento e adesão do setor privado às inovações no campo da sustentabilidade e da agenda 2030?
Esse é o diálogo que queremos promover na programação do Conexões Ethos de Belo Horizonte.
Saiba mais sobre o evento.
Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos
Foto: Pexels