Edição virtual ocorre no dia 24 de agosto e contará com a participação de organizações da sociedade civil e representantes do setor empresarial
A Conferência Ethos 360° debaterá com especialistas os mais importantes assuntos ligados à proteção ambiental e enfrentamento às mudanças do clima na próxima quinta-feira (dia 24 de agosto). A descarbonização das cadeias de produção, as desigualdades ligadas aos atuais modelos energéticos e estratégias de engajamento do setor privado são alguns dos debates que ocuparão o dia. Em formato online, o evento terá transmissão ao vivo de todas as mesas a partir das 9h30, no canal do Instituto Ethos no YouTube.
A mesa de abertura da Conferência fará uma homenagem à Mãe Bernadete, liderança quilombola e defensora dos direitos humanos assassinada brutalmente na última semana. Como enfrentar as violências contra a população negra? Terá mediação de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos; e participação de Hélio Santos, professor e consultor em Gestão da Diversidade e de Benilda Brito, CEO da Macua Consultoria e conselheira do Instituto Ethos.
O primeiro debate contará com a presença da diretora de Sustentabilidade da Heineken Brasil, Ornella Guzzo Vilardo; e Alexandre Macário, da Owens Illinois, maior produtora de embalagens de vidro do mundo. No painel Reduzir e Reciclar, oferecido pela Heineken, serão abordados os desafios e oportunidades para uma atuação mais sustentável, reduzindo os impactos causados pelas operações sobre o clima e o meio ambiente.
Os participantes vão comentar sobre as soluções e oportunidades de logística reversa ligadas ao vidro, material 100% reciclável. Serão abordados pontos como o processo de armazenamento, transporte e valor de venda do material. A relação entre a agenda da descarbonização e a economia circular acompanharão toda a conversa.
A partir das 11h10, a mesa D&I e o engajamento da cadeia de fornecimento, oferecida pela Gerdau, vai apresentar a experiência da empresa com o Programa Inspire Gerdau, criado para mobilizar sua rede de fornecedores por melhores práticas em Diversidade e Inclusão. As empresas participantes do programa firmaram um pacto com oito compromissos para a promoção de diversidade e desenvolvimento de um ambiente inclusivo, contribuindo para a transformação da cultura de gestão de pessoas.
Para discutir a iniciativa, compõem a mesa Carla Fabiana Daniel, líder global de Diversidade e Inclusão na Gerdau; Flavia Dias da Silva de Souza, Global Procurement Director da empresa e João Torres, sócio da consultoria Mais Diversidade.
Tema central da Conferência, os esforços das diferentes cadeias para contribuir com a agenda de descarbonização retoma à programação no período da tarde, com a mesa Antecipar, mensurar e gerenciar riscos ESG para a sustentabilidade dos negócios, oferecida pela Marsh McLennan. O debate abordará a gestão de riscos como ferramenta para moldar negócios sustentáveis para o mercado e para suas comunidades, ajudando a preservar a cadeia de valor, seus resultados e as pessoas, prevenindo perdas reputacionais e financeiras. O debate será conduzido por Mariana Dias Lucon, da Mercer Marsh Benefícios e Ricardo Ciardella, da Marsh Brasil.
A mesa seguinte irá se aprofundar sobre os impactos do setor de transportes no meio ambiente, responsável por cerca de 25% das emissões globais de gases de efeito estufa. Caminhos para descarbonizar o setor de transportes, oferecido pela Raízen, contará com a participação do diretor de ESG da Embraer, André Tachard; o Diretor de Novos Negócios em Trading da Raízen, Raphael Nascimento; e o diretor de sustentabilidade da empresa, Bruno Henrique Maier. Os desafios da aviação para reduzir as emissões serão foco do debate, assim como tecnologias de eletrificação da frota leve e inovações no setor.
Pobreza energética
Outro tema de destaque na Conferência será a pobreza energética. No painel Pobreza energética: impactos, desafios e ações de enfrentamento, oferecido pela EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro e tem a ambição de liderar uma transição energética justa, serão discutidas as possibilidades de acesso à energia de forma democrática e as soluções que as empresas estão desenvolvendo nesse sentido. Participam da conversa Maria Gabriela Feitosa, do Instituto Pólis, Pedro Villela Capanema Garcia, gerente de Responsabilidade Social da Eletrobras; Samanta Souza Roberto, da EDP; e a coordenadora de Projetos em Direitos Humanos, na área de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, Scarlett Rodrigues.
O tema da descarbonização será abordado sob a perspectiva da contribuição do alumínio para a descarbonização do setor automotivo, oferecido pela Novelis. Setor responsável por 15% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), olha agora para soluções de descarbonização, como a eletrificação da frota, o uso de biocombustíveis e o desenvolvimento de veículos mais leves.
Neste contexto, o setor encontra no alumínio um excelente aliado, por sua capacidade ilimitada de reciclagem, 1/3 da densidade do aço e capacidade de preservar as propriedades mecânicas. Para discutir o tema, Oliver Toribio, do segmento automotivo na Novelis e Marina Esteves, coordenadora de Projetos em Meio Ambiente na área de Práticas Empresariais e Políticas Públicas no Instituto Ethos.
A programação da conferência se encerra com a mesa Iniciativas empresariais para o consumo responsável, oferecida pela Heineken e com participação do CISA, Centro de Informações sobre Saúde e Álcool. A atividade vai apresentar as iniciativas da empresa em favor do consumo consciente de bebidas alcoólicas, parte dos seus esforços nos pilares ESG.
Sobre a Conferência Ethos 360°
A Conferência Ethos 360° promove debates para reflexão sobre temas sociais, políticos e econômicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e busca por equidade, diversidade, inclusão e transparência. Realizada desde 1999, a Conferência Ethos é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Entre seus objetivos estão:
- Reunir de forma concentrada e dinâmica conhecimento de ponta sobre as principais tendências globais da sustentabilidade, compreendendo-as no contexto brasileiro;
- Entender e tratar a sustentabilidade como estratégia de negócios e diferencial competitivo para as empresas;
- Debater e construir estratégias empresariais que contribuam para aumentar a competitividade das empresas e do país;
- Sintetizar tendências e pautar o movimento de sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil.
A Conferência Ethos 360° 2023 – Virtual tem patrocínio das empresas: Anglo American, Braskem, EDP, Gerdau, Gol, Heineken, Itaú, Marsh McLennan, Novelis, Raízen e WestRock.
Por: Analítica Comunicação – Assessoria de Imprensa do Instituto Ethos