Fique por dentro das atividades da semana na Conferência Ethos!
Há milênios, insumos oriundos da biodiversidade são usados para o tratamento e cura de enfermidades. Hoje, o uso de bioinsumos para a produção de ativos farmacêuticos congrega um potente ecossistema de inovação, do qual fazem parte comunidades tradicionais, indústria farmacêutica, poder público e academia.
A desigualdade também será a pauta em um dos painéis na Conferência Ethos. A concentração de renda e riqueza é um dos ângulos para se encarar o problema da desigualdade. A fome, que havia sido erradicada no País na última década, é outro. Ela voltou a assolar os lares de 19 milhões de pessoas, segundo pesquisa realizada em 2020 pela PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Aproximadamente 55% da população brasileira vivem hoje em estado de insegurança alimentar.
Conheça os detalhes de cada painel que irá ao ar pelo canal do Instituto Ethos no YouTube:
Aché oferece: Inovação, biodiversidade e o desenvolvimento sustentável (20/09, às 15h)
Nesse painel, Edson Bernes, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Aché, conta como é o processo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos a partir da biodiversidade, o envolvimento de todos os atores do ecossistema e fala também sobre a importância da preservação da floresta em pé para a produção de produtos farmacêuticos.
Participante:
Edson Bernes, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Aché Laboratórios.
A desigualdade e o Brasil de hoje e de amanhã (22/09, às 15h)
O World Inequality Report 2022, produzido pelo World Inequality Lab, liderado, entre outros, por Thomas Piketty, indica que a desigualdade continua sendo um desafio fundamental no mundo contemporâneo. Segundo dados do relatório: Os 10% mais ricos detém nada menos que 76% de toda a riqueza, a parcela mediana de 40% da população detém 22% da riqueza e os 50% restantes da população detém apenas 2% da riqueza mundial. No Brasil, este cenário é também crítico: o País ocupa a nona posição no ranking da desigualdade mundial, medida pelo Índice de Gini, segundo dados do World Population Review de 2022.
Quais as perspectivas da desigualdade para o Brasil? Como o próximo governo poderá auxiliar a população mais pobre em um cenário de restrição de recursos à disposição nos cofres públicos? Essas e outras questões serão pautas neste painel.
Participantes:
Jefferson Nascimento, coordenador de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil, advogado e doutor em Direito pela USP
Marc Morgan, pesquisador do World Inequality Lab e professor no Instituto Paul Bairoch da Universidade de Genebra (UNIGE)
Marina Ferro, gerente de Práticas Empresariais e Políticas do Instituto Ethos (mediação)
Acompanhe a Conferência Ethos
Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.
Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos
Foto: Pexels