O objetivo é ajudar novos negócios a melhorar sua modelagem para gerar lucro e criar valor em pelo menos uma das dimensões da sustentabilidade.
Por Paulo Itacarambi*
O Brasil é um país rico em criatividade e milhares de ideias têm potencial para virar grandes negócios. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) registra, por ano, 7.000 ideias inovadoras e 3.000 delas recebem a classificação de “modelo de utilidade”, ou seja, que é suscetível de aplicação industrial.
Mas será que esses novos negócios que surgem ou que ainda estão na cabeça dos empreendedores estão incorporando as dimensões da sustentabilidade, necessárias para a sua própria continuidade? Caso não estejam, certamente irão precisar alterar muito em breve suas estratégias, políticas e até mesmo o próprio modelo de negócio.
Para contribuir na reflexão sobre a construção desses novos negócios, a Conferência Ethos 2013 vai organizar um módulo para análise de casos de negócios sustentáveis e outro para análise de modelos de negócios sustentáveis.
O objetivo é ajudar os novos negócios a melhorar sua modelagem de maneira a gerar lucro e criar valor em pelo menos uma das três dimensões da sustentabilidade (social, ambiental ou ética), além da econômica, sem destruir valor nas outras.
Esses módulos são uma novidade na Conferência Ethos, e necessária. Isso porque, de um lado, as empresas têm dificuldade de modelar seus negócios levando em conta a sustentabilidade para demonstrar resultados financeiros, prazos de maturação e o valor que gera tanto para investidores quanto para a sociedade. Por outro lado, os agentes financeiros também têm dificuldade em avaliar o valor gerado e a taxa de retorno do investimento que resultam da incorporação ao negócio dos novos atributos de sustentabilidade.
Assim sendo, a Conferência Ethos vai promover a análise de ideias e negócios práticos, visando contribuir para o estabelecimento dos novos parâmetros de modelagem dos negócios do futuro.
As análises vão acontecer nos três dias de Conferência – entre 3 e 5 de setembro –, em vários horários. Serão verificados seis modelos (ideias) e cinco casos por uma comissão de especialistas coordenada pelo Uniethos e pelos participantes que se inscreverem para essas atividades.
Duas diretrizes orientarão as análises dos “negócios sustentáveis”:
- aquele que, enquanto negócio, gera lucro; e
- como “sustentável”, além de lucro, gera valor em pelo menos uma das três outras dimensões restantes (social, ambiental ou ética), sem destruir valor em nenhuma das demais.
Aqueles casos e modelos considerados vencedores serão aproveitados em vídeos de divulgação do Ethos e de aprendizagem do Uniethos. Também poderão ser utilizados como recursos de comunicação pelas próprias iniciativas vencedoras. Os patrocinadores e apoiadores poderão contemplar os projetos de modelos de negócios com seed capital ou ações de incubação. Não se trata de uma premiação, mas sim de uma possibilidade de apoio que ficará a critério de cada patrocinador ou apoiador.
Seleção de modelos e casos
A seleção dos cinco casos e seis modelos de negócios será feita por uma comissão julgadora, a partir das inscrições gratuitas. Esse processo tem duas fases. Na primeira, de pré-seleção, a comissão julgadora avalia as informações sobre o contexto e a caracterização do projeto para verificar se ele se ajusta aos critérios.
Na segunda fase, outra comissão analisa as informações sobre resultados, valor gerado e indicadores para monitoramento e avaliação dos casos e modelos escolhidos na etapa anterior. Os quinze melhores serão selecionados para entrevista com a comissão julgadora (casos de negócios) ou para análise de vídeo de até 5 minutos (modelos de negócios).
Os cinco melhores casos e os seis melhores modelos serão apresentados durante a Conferência Ethos 2013 para análise dos participantes do evento e de outra banca de especialistas.
Quem pode se inscrever
Se você for um empreendedor individual com uma ideia original ou inovadora na cabeça, que possa ganhar escala, um planejamento bem elaborado, ou uma empresa com até dois anos de atividade, você pode inscrever sua iniciativa como modelo de negócio sustentável.
Para casos de negócios já em operação, serão consideradas duas modalidades: gestão da cadeia de valor e produtos e serviços.
Quem já tem uma empresa instalada que apresente resultados financeiros e demonstre valor em uma das três dimensões restantes da sustentabilidade (ética, ambiental e social), sem destruir valor nas demais, pode inscrever o caso gratuitamente. Isso vale inclusive para grandes empresas que queiram apresentar suas iniciativas na cadeia de valor ou em produtos/serviços com características de sustentabilidade.
Os titulares dos casos e modelos selecionados para a fase final poderão participar gratuitamente da Conferência Ethos 2013.
Com esta iniciativa na conferência, o Instituto Ethos dá início a uma nova estratégia para disseminar a responsabilidade social e a sustentabilidade, além de continuar promovendo transformação dos negócios atuais, com a internalização da sustentabilidade na gestão: passará a promover a orientação dos investidores e dos empreendedores para iniciar os negócios já voltados para a sustentabilidade.
* Paulo Itacarambi é vice-presidente executivo do Instituto Ethos.