Conversas abordam interseccionalidade sob novas óticas
Na última semana, a Conferência Ethos abordou aspectos econômicos à luz da interseccionalidade. O tema será revisitado, porém, sob uma nova ótica, pois abordará questões específicas relacionadas ao racismo estrutural. A programação estará disponível para ser assistida no canal do Instituto Ethos no YouTube.
Como as empresas enfrentam o racismo estrutural? (22/06, 15h)
Flavia Rios, professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, irá trazer reflexões sobre a trajetória de Lélia Gonzales, uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU), e sua atualidade para o debate sobre relações raciais e de gênero e experiência politica e econômica. A professora abordará o racismo, interseccionalidade e inovações alternativas aos problemas sociais e ambientais atuais.
Como as empresas enfrentam o racismo estrutural? (24/06, 15h)
Para além de responder à questão que nomeia o painel, o diálogo abordará como as empresas envolvidas em casos de violência, racismo e abuso, respondem à sociedade, aos movimentos por direitos e à exclusão de importantes índices e parcerias de referências. Kaleb Machado, gerente de Diversidade e Inclusão do Carrefour Brasil, Marina Ferro, gerente de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, e Scarlett Rodrigues, coordenadora de projetos de Direitos Humanos, também do Instituto Ethos, conversarão sobre os casos recentes e os esforços em curso para intensificação de ações afirmativas.
Desemprego entre jovens e o alerta sobre a geração perdida (24/06, 17h)
Como já abordado em painéis anteriores na Conferência Ethos, a pandemia afetou de forma desigual as diferentes camadas da população. A situação fica cada vez mais difícil para aqueles e aquelas com menor escolaridade, que não podem fazer home office, que estavam fora do sistema de educação e para os que não foram beneficiados por medidas de proteção ao emprego. Como podemos enfrentar as consequências graves da pandemia, que aponta para um cenário de restrição econômica, desemprego e desesperança? É sobre este tema que dialogarão Sandro Pereira Silva, editor geral do Boletim Mercado de Trabalho do IPEA , Lucia Udemezue, coordenadora do projeto MUDE com ELAS, e Marcelo Neri, diretor do FGV Social, professor da EPGE e fundador do Centro de Políticas Sociais na FGV.
Acompanhe a Conferência Ethos
Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.
Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos
Foto: Pexels